Conhecido por ser dono da capivara Filó, o tiktoker Agenor Tupinambá teve mais um motivo para comemorar. Após um ano de namoro virtual, ele conheceu pessoalmente Lucas Leite. Nos stories do Instagram, o tiktoker divulgou o encontro e mostrou um vídeo em que aparece ao lado do rapaz.
O tiktoker Agenor Tupinambá, conhecido por mostrar sua rotina com uma capivara, disse que entregou o animal ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Linda amizade entre homem e capivara comove as redes sociais
Como saber se a capivara é macho ou fêmea?
A capivara não possui dimorfismo sexual aparente e é difícil diferenciar a genitália entre macho e fêmea, mas é possível distinguir os machos por conta de uma glândula nasal homóloga à glândula pigmentária de muitos roedores. Entretanto, tal glândula pode ser observada também em algumas fêmeas.
O gênero ao qual pertence a capivara (Hydrochoerus) está relacionado com os hábitos desse animal e significa “porco d'água”. O nome popular da capivara possui origem tupi-guarani e significa “comedor de capim”. Algumas capivaras podem atingir até 100 kg.
O habitat natural das capivaras são os manguezais, savanas, lagos, rios e pântanos, ou seja, corpos de água permanentes, áreas alagáveis e próximos às represas.
Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida. O Michaelis (brasileiro) regista caxarela: «Macho da baleia quando adulto, em oposição ao madrijo, que é a fêmea. Var.: caxarelo, caxarrela, caxarrelo, caxarréu.»
Chamadas também de “porco d'água”, dormem perto da água, em áreas com vegetação densa para se esconder de predadores. Às vezes dormem na lama e em águas rasas. A gravidez de uma capivara pode durar até 120 dias.
O tiktoker Agenor Tupinambá, de 23 anos, que mostrava a rotina ao lado da capivara "Filó" nas redes sociais, foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil, nesta terça-feira (18). O fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.
Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.