Qual o nome do médico que faz o teste da orelhinha?
O exame é realizado por um otorrinolaringologista ou por um fonoaudiólogo, que irá introduzir uma sonda que emite um estímulo sonoro na orelhinha do bebê, que irá captar o retorno deste som.
Qual o profissional que realiza o teste da orelhinha?
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas. A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!
O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê. Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê.
Para detectar possíveis problemas auditivos em recém-nascidos, assim que nascem, é realizado o exame de emissões otoacústicas ou “teste da orelhinha”, como é popularmente conhecido.
De acordo com o especialista, o teste da orelhinha deve ser feito no primeiro mês de vida do bebê. O máximo de tempo que se pode aguardar para a realização do teste com eficácia é o terceiro mês.
Fones de ouvido e AirPods são a melhor maneira de fazer nosso teste de audição online. Dessa forma, um possível problema de audição que você tiver poderá ser avaliado. Também é importante fazer o teste em um ambiente silencioso, sem ruídos de fundo que possam interferir na audição dos tons de frequência.
O teste da orelhinha em recém-nascidos agora vai ser obrigatório e gratuito. A lei, de iniciativa da Câmara dos Deputados, foi publicada nesta terça (03/08) no Diário Oficial e deve ajudar a identificar problemas auditivos precocemente.
Pela Lei 12.303/10, hospitais e maternidades são obrigados a realizar gratuitamente o teste da orelhinha em todos os recém-nascidos. Basta pedir. O ideal é que ele seja feito antes da alta hospitalar.
O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde qualificado, sendo nesta unidade hospitalar, o fonoaudiólogo. Ele deve elevar a língua do bebê para verificar se a língua está presa, e também observar o bebê chorando e sugando, sendo este processo rápido, eficaz e indolor.
Quando o bebê falha na triagem auditiva, é recomendada a repetição do exame após algumas semanas, até 30 dias no máximo. Se o resultado ainda indicar uma falha, um encaminhamento para um fonoaudiólogo deve ser feito para uma avaliação mais detalhada.
Antes da alta médica, o pediatra emite uma guia para o exame, que deve ser autorizado pelo plano. Com a guia autorizada, procure o especialista em otorrinolaringologia ou fonoaudiologia para a realização do exame.
Alguns fatores interferem nesse resultado, como líquidos provenientes da placenta da mãe que adentram a orelha do bebê e criam uma barreira, impedindo o som de ser ouvido adequadamente, também falhas no aparelho no momento da triagem e até ruídos presentes no ambiente onde o exame está sendo realizado.
Quando o reflexo vermelho está ausente em um dos olhos ou nos dois, ou é duvidoso ou esbranquiçado, significa que o recém-nascido possui alguma alteração e deve ser encaminhado ao oftalmologista”, conclui Izabelle. Após a detecção do problema, o bebê é encaminhado ao oftalmologista para avaliação completa.
O exame é realizado por um otorrinolaringologista ou por um fonoaudiólogo, que irá introduzir uma sonda que emite um estímulo sonoro na orelhinha do bebê, que irá captar o retorno deste som.
Para saber qual o grau de perda de audição o exame de audiometria geralmente é o mais utilizado. A audiometria avalia qual a menor intensidade em que a pessoa é capaz ouvir tons puros.
A audiometria tonal e vocal costuma ter uma valor mínimo de 100 e pode chegar a 150 reais e se for com impedanciometria (outro exame), o total fica no entorno de 180 a 250,00. Alguns lugares um pouco mais, outros um pouco menos. Audiometria Clínica é R$ 80,00 em nossa clínica.
O teste da orelhinha precisa ser realizado ainda quando o bebê estar na maternidade, ou seja, logo após o nascimento. Caso não seja feito, até por volta de seis meses de vida é possível realiza-lo. Os casos com mais riscos são de crianças nascidas antes das 38 semanas de gestação.
Qual o nome do aparelho usado no teste da orelhinha?
Um dos equipamentos é o Aparelho de Emissões Otoacústicas, o qual é usado para triagem auditiva neonatal, exame conhecido como “teste da orelhinha” – um dos métodos mais modernos para constatar disfunções auditivas em recém-nascidos.
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico.
A primeira parte do teste (feita com aquele aparelhinho) mostra se a criança está ouvindo, logo, quando está "presente" significa que o som passou pela orelha toda e o bebê ouviu; quando aparece "ausente" pode indicar que por algum motivo o som não passou pela orelha e retornou para o aparelho, pode ser por diversos ...
Portanto, se o bebê realiza o exame e não tem resultado satisfatório, ele deverá ser repetido em até 30 dias da alta hospitalar e no caso de nova falha, o paciente é encaminhado para avaliação especializada com Otorrinolaringologista e passará por avaliação audiológica completa.
Como vimos, o teste da orelhinha é feito na maternidade, geralmente até o terceiro dia de vida do recém-nascido. Aqueles que não nascem em hospital têm até o terceiro mês de vida para fazer o exame, entretanto, quanto antes for feito, menores os danos para o bebê, caso ele tenha algum problema de audição.