Papel couche fosco Também conhecido em algumas regiões como papel matte, o papel couché fosco é um dos tipos de papel mais comuns e recomendados para impressão de revistas, catálogos e cartões de visita mais conceituais, pois confere mais sofisticação.
A palavra couchê significa “camada” em francês, e esse papel surgiu em 1860 na indústria gráfica e, por conta da sua alta qualidade, ele é utilizado até hoje. O papel couchê é constituído por uma base de papel offset que é revestida por uma camada de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos.
O papel couché é caracterizado pelo brilho e lisura de suas folhas, indicados para impressos em policromia e de alta qualidade. Devido a sua composição, permite cores mais vivas que outros papéis de uso tradicional.
Uma característica importante é que, ao contrário do papel couchê, o sulfite permite escrever nos dois lados. Para esse tipo de papel não há nenhum modo de cobertura/laminação.
Tipos de papéis para impressão gráfica - 01 Papel Couché| Rainha do Off
Pode usar papel couché em impressora normal?
Já falamos que o papel couché não é compatível com impressoras jato de tinta. Veja alguns dos papéis utilizados em impressoras com essa tecnologia e que vão garantir a qualidade na sua impressão.
Também conhecido em algumas regiões como papel matte, o papel couché fosco é um dos tipos de papel mais comuns e recomendados para impressão de revistas, catálogos e cartões de visita mais conceituais, pois confere mais sofisticação.
Qual configuração usar para imprimir papel couché?
Para impressões mais simples, como folhetos ou flyers, uma gramatura entre 90g/m² e 120g/m² pode ser suficiente. Já para materiais mais sofisticados, como catálogos ou cartões de visita, é recomendado optar por uma gramatura mais alta, entre 150g/m² e 300g/m².
Quer usar o papel couché? Então use uma impressora laser. Elas são mais resistentes e conseguem atingir melhor o papel. Apenas veja se o tamanho e a gramatura são compatíveis a sua impressora.
Qual a diferença entre papel fotográfico e papel couché?
O papel fotográfico é bem parecido com o couché, mas se diferencia desse último porque conta com um revestimento de polietileno, uma variedade de plástico. Por causa dessa camada em sua superfície, ele é muito durável. Além disso, a qualidade das imagens é fantástica.
E se divide em três tipos: fosco (sulfite), reciclado e glossy (brilhante). Além disso, esse tipo de adesivo permite escrever por cima dele. E costuma-se usa-lo na personalização de produtos artesanais.
O couché é um papel com gramatura mais pesada que o sulfite, recomendado para impressão de alta qualidade, para uso principalmente em materiais de divulgação, como panfletos e folders.
Qual a diferença do papel couché para o papel vergê?
Por exemplo, o papel couché pode apresentar uma saturação mais evidente de cores, com um resultado mais “vivo” devido a absorção de luz. Já a alternativa do couché fosco, que será abordada no decorrer do texto, apresenta um resultado mais opaco.
O modelo que uso é o Papel fotográfico High Gloss, que custa R$29,90 com 50 folhas (média de 60c por folha). O papel comum, branco 180g lhe dará uma impressão fosca, apagada e sem vida. Até atende ao propósito, mas seu cliente poderá reclamar do resultado final.
POSCA aplica-se com naturalidade em todo o tipo de papel, seja papel de desenho, papel de decalque, papel crepe, papel Couché brilhante e acetinado, papel de seda, papel fotográfico ou cartão em estado bruto ou ondulado. A tinta não atravessa o papel e é resistente ao passar do tempo.
Papel LWC. Por possuir ambos os lados revestidos, o LWC serve de alternativa ao papel couchê. Sua gramatura varia entre 56g/m² a 90g/m² e é fabricado com uma alta porcentagem de celulose.
As tintas Couché para EPSON podem ser usadas em, papel fotográfico, papel Couché, papel adesivo, cartões de visita, panfletos, flyers, folders, cartazes e outros. Esta tinta funciona em todas as impressoras EPSON de 4 cores.
Diferente do couchê, o papel offset não possui nenhum revestimento e se apresenta de forma porosa, muito utilizado em impressoras comuns e para impressões de apenas uma cor. Ele é ótimo para utilização em impressos comerciais, pois tem uma vantagem de absorver melhor a tinta, o que o torna ótimo para a escrita.
Papel Couchê Brilho | 115g tamanho A4 210x297mm | Pacote com 250 folhas. *Verifique se a gramatura do papel adquirido, corresponde a suportada pelo seu equipamento. Essa informação está descrita no manual do usuário!
Para topos de bolo personalizados, o papel ideal, com melhor custo benefício e mais fácil de ser encontrado em papelarias é o papel couché. Usando o couché de 180g você obterá um excelente resultado, toppers firmes e de alta qualidade.
Para finalizar nosso conteúdo, vamos entender o que diferencia o couché dos papéis comuns (sulfite/offset). A diferença básica é que o couchê recebe produtos em sua superfície que protegem as fibras do papel e o deixam mais liso e com um acabamento mais sofisticado, tornando a superfície do papel muito mais uniforme.