Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de mãe ou apenas por parte de pai. Por parte de mãe, os filhos são denominados "uterinos", por parte de pai, os filhos são denominados "consanguíneos".
Filhos do meio, supostamente, tendem a ser mais atenciosos, diplomáticos e a se relacionar em círculos sociais mais amplos. Já os caçulas, se tiverem a vantagem de contar com pais mais condescendentes, tenderão a ser mais flexíveis, extrovertidos e descomplicados.
Ter nascido no meio de seus irmãos traz benefícios. Devido à sua idade, eles tendem a estabelecer vínculos fortes tanto com o mais velho quanto com o mais novo. Além disso, os irmãos do meio são mais independentes e têm mais habilidades de socialização. Em geral, eles não buscam tanto apoio dos pais ou dos colegas.
"Filhos do meio estão acostumados a não conseguir as coisas facilmente, então se tornam habilidosos manipuladores. Eles podem ver todos os lados de uma questão, possuem empatia e julgam reações muito bem. Eles são mais dispostos a se comprometerem, conseguem argumentar com sucesso", explica Schumann.
A pesquisa concluiu que o fato de terem passado um pouco menos de tempo com os pais na infância faz com 'os do meio' desenvolvam um grande círculo social, com amizades fortes e duradouras. Além disso, os filhos do meio tendem a dar mais valor aos laços não genéticos.
Costumam ser mais sociais e a valorizar mais os amigos, que veem como uma extensão da própria família; são bastante observadores; não discutem tanto com os restantes irmãos e assumem o papel do “mais diplomático”; são independentes e autónomos e possuem uma menor dependência dos pais quanto à resolução de problemas; ...
As mães tendem a preferir o filho primogénito e o pai a filha mais nova. O género pode ser especialmente determinante em fratrias de 3 irmãos, sendo que o mais velho e o mais novo têm mais possibilidades de serem o preferido, pelo menos de um dos pais, do que o irmão do meio.
O texto prevê reclusão de um a cinco anos para quem mantiver relação sexual com pai ou mãe, filho ou filha, irmão ou irmã e ainda avô ou avó, seja parente consanguíneo ou por afinidade. A proposta acrescenta um artigo ao Código Penal. No Brasil, o incesto não é crime, a não ser que envolva crianças e adolescentes.
As autoras de O Filho Preferido sugerem aos pais que expliquem "esta dedicação desigual (ou porque um é mais novo e requer mais atenção, ou porque um tem mais dificuldades do que outros, etc.). Habitualmente, eles percebem e desvalorizam. O sentirem-se amados é o mais importante".
A filha mais velha muitas vezes carrega o peso de uma responsabilidade acrescida. Isso pode inicialmente acontecer quando ela é a cuidadora dos irmãos, levando a assumir mais responsabilidades em outras áreas da vida à medida que cresce.
Qual o nome que se dá a um filho fora do casamento?
Filhos bastardos (insusceptíveis de legitimação), os nascidos de uma pessoa casada e de outra solteira: Filhos de coito danado (insusceptíveis de legitimação): Filhos adulterinos, os nascidos de adultério (ambos os pais casados, mas não um com o outro);
Essa síndrome não é uma condição médica, mas sim um fenômeno psicológico que pode afetar irmãos mais novos. A síndrome do irmão mais velho se refere à tendência de irmãos mais novos se sentirem em competição com seus irmãos mais velhos, especialmente em termos de realizações acadêmicas e profissionais.
1- A preferência das mães por um determinado filho é algo inconsciente? Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu.
Ajudar os filhos é sempre bom, porém é preciso entender até que ponto isso não é prejudicial para eles. Ser controlador com os filhos dessa forma impede a independência da pessoa e atrapalha o desenvolvimento de habilidades que precisarão ter na vida adulta.
Filhos do meio muitas vezes são apanhados no papel de "pacificadores". Eles têm uma tendência de valorizar muito a justiça, serem compreensivos, cooperativos e flexíveis, mas competitivos. Como regra geral, filhos do meio não vão alcançar sucesso nas mesmas coisas que os seus irmãos mais velhos.
Primo em segundo grau : a) primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este; b) filho de primo ou prima do pai ou da mãe de um indivíduo, em relação a este. Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este. Primo germano : V primo em primeiro grau .