Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Tornar capaz a leitura de frações, por parte dos alunos. Como vimos na Aula 5, é possível representar as divisões feitas no bolo por meio de frações.
O ensino de frações é necessário, não só para o desenvolvimento matemático, mas também porque os esquemas de pensamentos utilizados na aprendizagem dos números fracionários são diferentes dos necessários para o trabalho com os números naturais, devido a própria natureza desses números.
Dentre as habilidades da BNCC (BRASIL, 2018), a que mais promulga a ideia de fração para o 2° ano do Ensino Fundamental é a habilidade: (EF02MA08) “Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais”.
(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
A habilidade EF05MA03 consiste em: Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
fração é a representação das partes iguais de um todo. As frações surgiram no Egito, da necessidade que o ser humano teve de representar as partes de um número inteiro. Veja o exemplo: Fernanda comprou um bolo para comer com algumas amigas.
Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais; Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor; Uma fração é um número racional.
As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.
Ouça este artigo: O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.
Ela indica em quantas partes iguais um todo foi dividido, sendo que cada parte é uma fração desse todo. Ou seja, ela é usada para representar partes de algo inteiro, e é especialmente útil quando isso não pode ser demonstrado com números naturais.
Como podemos trabalhar o conteúdo frações no ensino fundamental 1 anos iniciais?
Repartir entre dois, três ou quatro amigos é uma possibilidade de estudar as noções de metade, um terço, um quarto. Nesse momento de primeiros contatos não é necessário utilizar a palavra “fração” ou nomear os seus termos. Permita que os alunos percebam a divisão do todo (seja contínuo ou não) em partes iguais.
Com este estudo foi possível perceber que a invenção das frações aconteceu quando surgiu a necessidade de fazer medições, inicialmente para divisão de terras.
Ao aprender frações, as crianças aprendem a entender e comparar as proporções de diferentes partes de um todo. b) Preparação para outros conteúdos de Matemática: frações são um conceito importante em Matemática, como álgebra, cálculo e estatística.
Resposta: a fração em nossa vida e muito importante sim por que usamos pra receitas pra dividir as coisas com as pessoas na escola em matemática e em varias outras coisas.
Agora, os primeiros aprendizados sobre frações devem aparecer já no 2º ano. De maneira geral, durante o Ensino Fundamental 1, o trabalho está mais voltado à construção do vocabulário e aos conceitos fundadores das frações, sem envolver ainda as operações matemáticas.
Qual foi a necessidade do homem em usar frações no seu dia-a-dia?
O homem introduziu o uso de frações quando começou a medir e representar medidas. Os egípcios usavam apenas frações que possuiam o número 1 dividido por um número inteiro, como por exemplo: 1/2, 1/3, 1/4, 1/5,etc Tais frações eram denominadas frações egípcias e ainda hoje têm muitas aplicações práticas das mesmas.
Desta forma, quando você ler uma fração, primeiro menciona o numerador, em seguida a quantidade de partes de onde estamos pegando. Por exemplo, a fração lemos como sete nonos e significa que pegamos sete partes depois de dividir a unidade em nove.
O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido. As classificações das frações são: própria, imprópria, aparente, equivalente, irredutível e mista. Ao comparar duas frações, dizemos que elas são equivalentes quando representam a mesma quantidade.
Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.
Qual o conceito que temos sobre fração nos anos iniciais do EF?
Os numerais que representam números racionais não-negativos são as frações, que são formas matemáticas onde aparece um número que fica em cima de um traço (numerador) e outro número que fica embaixo do mesmo traço (denominador).
O que são frações equivalentes? Essas frações representam a mesma quantidade e podem ser encontradas multiplicando numerador e denominador pelo mesmo número.