Uma pesquisa exploratória ou estudo exploratório, como o próprio nome já diz, tem como objetivo explorar possibilidades e cenários que ainda não foram descobertos. Dessa forma, contrata-se uma pesquisa exploratória com a finalidade de ganhar familiaridade e adquirir novos insights sobre uma situação atual.
A pesquisa exploratória é uma metodologia cuja função é preencher lacunas de informações que estão faltando em um estudo. Esse método apresenta informações e constrói uma maior familiaridade do problema/objetivo, possibilitando construir hipóteses iniciais para realizar um planejamento estratégico depois.
O principal objetivo de uma pesquisa exploratória é a obtenção de insights e ideias. Muitas vezes, no início de um estudo, os problemas a serem investigados não estão totalmente definidos e faltam informações para a sua compreensão completa.
De acordo com Selltiz, os estudos exploratórios são aqueles que buscam descobrir ideias e intuições para ganhar maior familiaridade com o fenômeno em análise.
Propõe, então, a Prática Exploratória, uma abordagem de pesquisa gerada na interação entre os praticantes, buscando o entendimento de suas práticas em vez de soluções.
Sobre o ensino exploratório, Ponte (2005) afirma que: A sua característica principal é que o professor não procura explicar tudo, mas deixa uma parte importante do trabalho de descoberta e de construção do conhecimento para os alunos realizarem.
A exploração do trabalho é o acto de utilizar o poder para extrair sistematicamente mais valor dos trabalhadores do que aquele que lhes é dado. É uma relação social baseada numa assimetria de poder entre os trabalhadores e os seus empregadores.
Quanto aos fins: • Exploratória: – Objetivo: visão geral acerca de determinado fato; – Realizada quando ainda há poucos estudos sobre o tema; – Proporciona maior familiaridade com o problema; – Difícil de ser muito planejada.
A pesquisa exploratória é realizada quando se busca explorar um tema pouco conhecido ou pouco estudado, visando compreender melhor o problema e formular hipóteses para futuras pesquisas. Já a pesquisa descritiva busca descrever detalhadamente um fenômeno já conhecido e estabelecido.
Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
Qual o ponto de partida de uma pesquisa exploratória?
Por exemplo, uma pesquisadora que deseja realizar uma pesquisa exploratória precisa reunir um conjunto de hipóteses e especulações que servirão como ponto de partida para seu estudo.
Uma pesquisa exploratória ou estudo exploratório, como o próprio nome já diz, tem como objetivo explorar possibilidades e cenários que ainda não foram descobertos. Dessa forma, contrata-se uma pesquisa exploratória com a finalidade de ganhar familiaridade e adquirir novos insights sobre uma situação atual.
A Prática Exploratória surgiu no Brasil, no início da década de 90, pela presença e iniciativa do professor britânico Dick Allwright, como uma alternativa de realizar pesquisa em sala de aula de línguas de modo colaborativo.
Precarização, terceirização e informalidade como formas predominantes no mundo do trabalho brasileiro. Grande contingente da classe trabalhadora brasileira já vivencia historicamente modalidades de precarização, terceirização, subemprego e informalidade no mercado de trabalho.
O salário é o preço pago ao trabalhador pelo uso de sua força de trabalho. No entanto essa mercadoria produz mais que o salário pago ao trabalhador. Esse valor extra produzido é apropriado pelo capitalista, gerando, assim, a exploração do trabalho. Esta é a base de manutenção da relação antagônica capital x trabalho.
A exploração do trabalho não mais ocorre, exclusivamente, pelo capital físico, mas, também, pela exploração dos vencedores pelos perde- dores. Além do tradicional instrumento de legitimação da exploração do capital físico, o capital humano também se tornou uma forma adicional de apropriação do trabalho alheio.
O ensino exploratório da Matemática[1] defende que os alunos aprendem a partir do trabalho sério que realizam com tarefas valiosas que fazem emergir a necessidade ou vantagem das ideias matemáticas que são sistematizadas em discussão colectiva.
Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado.
Pesquisa quantitativa: A pesquisa exploratória descritiva é um método que tenta compilar informações quantificáveis para serem utilizadas na análise estatística da amostra de uma população. É, portanto, uma ferramenta popular de pesquisa de mercado que permite compilar e descrever a natureza do segmento demográfico.