O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa.
O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.
Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos, porém, a evolução diacrônica da língua aponta a supressão do tu pelo você e a retirada de cena de tu/vós.
Aprenda Pronomes de Uma Vez Por Todas (O que é? Como Usar) MUITO FÁCIL!
Qual é mais formal, tu ou você?
Na Variante do Português europeu, Cintra (1986:13-33) o pronome “Tu” é considerado [+ informal] enquanto que o pronome “Você” é considerado [ formal], o primeiro é usado em situações comunicativas de interloculores próximos ou íntimos, pois carrega valores semânticos de cortesia, +proximidade, -respeito, +confiança, - ...
Apesar de terem a mesma pronúncia e escritas semelhantes, são palavras com significados distintos. Tú com acento (la tilde) refere-se à segunda pessoa do singular, equivalente ao tu e você em português. Já tu sem acento é utilizado para indicar posse, equivalente ao “teu” e “tua” ou “seu” e “sua” do português.
O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural); O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural); O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).
“Você” é um pronome pessoal de tratamento utilizado para se referir a uma segunda pessoa no singular, sendo considerado um pronome informal e usado em situações coloquiais ou casuais, como conversas com: Amigos. Familiares. Colegas de trabalho.
O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes. Os pronomes são a classe de palavra que substitui ou acompanha um nome (substantivo) no enunciado.
Os pronomes "ele" e "ela" são pronomes pessoais utilizados para se referir a pessoas, sendo "ele" utilizado para se referir a uma pessoa do gênero masculino e "ela" utilizado para se referir a uma pessoa do gênero feminino.
Toque em Editar perfil e, em seguida, em Pronomes. 3. Digite os pronomes e selecione-os entre os resultados mostrados. É possível remover os pronomes selecionados tocando em ao lado de cada pronome escolhido.
ª: de quem se fala (ele-eles, ela-elas). Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos.
O pronome tú é informal, ou seja, pode ser usado com amigos, colegas e membros da família. Usted é formal e seu uso é mais comum em situações de trabalho, relações médico-paciente ou entrevistas. É como quando em uma consulta médica o doutor pergunta “como você está?” e você responde “bem e o senhor?”.
A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós). Situação idêntica acontece com o pronome “tu”, que também deve ser anteposto aos outros: tu e ele = vós (2. ª pessoa).