Qual o papel do professor na pedagogia não diretiva?
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.O que é uma educação não diretiva?
O ensino não-diretivo, não é aquêle que se preocupa com a trans- missão da coisa feita, a qual nem sempre é bem aceita. É o que se coloca como um processo que facilita ao grupo e ao indivíduo, a experiência interior. Não imprime direção.O que é tendência pedagógica não diretiva?
Tendência liberal renovada não-diretiva[editar]Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
O que é abordagem não diretiva?
A relação terapêutica, na perspectiva da orientação não-diretiva, acontece numa prática onde a própria pessoa em atendimento orienta o caminho da terapia, ao invés do terapeuta. Não tem como foco apenas as dificuldades que a pessoa esteja atravessando, mas tomar contato com a pessoa como um todo.Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva Carl Rogers - Vídeo 4 de 8
O que é método não-diretivo?
Alguns de seus métodos dividiram opiniões, como é o caso do método não-diretivo. Este método consiste em permitir que o paciente “direcione” as consultas psicoterapêuticas conforme as suas próprias reflexões e conclusões. O profissional não o orienta a seguir um determinado caminho.O que é uma atitude não diretiva?
Resultado de uma postura frente ao ser humano, a atitude não-diretiva vai ao encontro da crença de que cada pessoa é única e, conseqüentemente, é também única na capacidade de desvendar verdadeiramente seu universo.O que quer dizer não diretiva?
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.Qual a diferença entre Escola Nova diretiva e não diretiva?
Escola Nova Diretiva e Não DiretivaTambém existe a valorização da socialização, dos aspectos afetivos e do foco em questões autoavaliativas. Já no formato não diretivo, os professores são centrados nas relações humanas, ou seja, eles conduzem os estudantes no processo de aprendizagem com menor interferência.
Quem foi o inspirador da pedagogia não diretiva?
Entre nós, o inspirador da pedagogia não-diretiva é C. Rogers, na verdade mais psicólogo clínico que educador. Suas ideias influenciam um número expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.O que é a não diretividade?
Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.Qual o papel do pedagogo na educação não formal?
Os resultados da pesquisa evidenciaram que a atuação dos pedagogos dentro em Organizações Não Governamentais se dá especialmente no trabalho voltado para a formação social dos educandos, visando seu desenvolvimento como ser humano, o que contribui para conciliar as ações educativas com a realidade vivida.O que diz a pedagogia diretiva?
PEDAGOGIA DIRETIVAO professor que possui essa concepção entende o aluno como uma tábua rasa, como um sujeito que não sabe nada. Para esse professor, o conhecimento está no objeto, no mundo. O aluno só aprenderá o que o professor ensinar. O professor acredita na transmissão do conhecimento.