Dirigir com um rolamento de roda ruim por longas distâncias em alta velocidade pode causar danos críticos, custando muito mais do que o necessário quando o reparo é feito no prazo.
A negligência com os rolamentos trazem prejuízo ao motorista, desde perda de desempenho a riscos de capotamento. Por isso, é importante ter a peça checada periodicamente e realizar a troca quando já tiver sinais de desgaste. VEJA TAMBÉM: Bieleta: tudo que você precisa saber sobre essa pecinha importante.
Quando o rolamento apresenta problemas, o barulho vem das rodas e é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas do carro. O cuidado com os rolamentos é importante para a sua segurança!
A falha de rolamentos pode acontecer por uma variedade de fatores, dentre eles, podemos destacar a reação com métodos inadequados de lubrificação – ou, em alguns casos, a falta de lubrificação – a deterioração da gaiola, o superaquecimento do componente, dentre outros.
Como saber se o carro está com problema no rolamento?
Outra forma de identificar se um rolamento está com problema é verificar se ele está fazendo barulho na troca de marcha em alta velocidade, ou ao virar o volante, pois o barulho fica mais alto.
Um rolamento de roda com defeito aumentará sua dificuldade de dirigir. Mas com um rolamento de roda de alta qualidade, você pode dirigir por mais 1000 quilômetros conforme a estimativa.
Qual o perigo de deixar o rolamento do carro estourado?
Uma roda com rolamento danificado pode travar em caso isso acontecer, o carro pode girar, capotar, perder a direção entre outros acidentes podem acontecer. Caso escute o ruído próximo as todas procure por uma auto elétrica em Vitória – ES.
Quanto tempo demora para trocar o rolamento do carro?
Trocar um rolamento de roda demora quanto tempo? Se os rolamentos não estiverem quebrados em pedaços, 2 ou 3 horas serão suficientes para um profissional retirar o antigo e montar o novo. Caso contrário, será necessário mais tempo.
Quando acelero o carro, parece que algo está raspando. O que pode ser?
O motivo pode ser diverso: tanto os pneus podem estar deformados ou ovais quanto as bandas de rodagem e laterais podem estar desgastadas e com bolhas, dando origem ao barulho. Ainda nos componentes de roda, os rolamentos também podem fazer sons que se assemelham ao barulho no motor quando acelera.
Outra causa do barulho quando aumenta a velocidade são os problemas no rolamento. A roda é composta por algumas esferas que são presas em anéis de metal. No entanto, se você tiver problemas com o rolamento, você terá um barulho de rolamento ao acelerar como se tivesse areia nas rodas do carro.
Qual a diferença entre barulho de rolamento e pneu?
Quando o contratempo é no rolamento da roda, um ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. No caso de um pneu deformado, o barulho ocorrerá em qualquer velocidade.
Quando temos problema no rolamento do carro, é identificado por um som áspero vindo das rodas, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas. O ruído aumenta de acordo com a distância que o carro percorre, mas não confunda o som do pneu desgastado com o problema no rolamento do carro.
Isso acontece porque, quando o veículo não está alinhado, toda a carga do carro recai sobre um único ponto, sobrecarregando uma roda. Nos casos de desbalanceamento, a rotação irregular das rodas faz com que o carro sofra com mais vibrações, fazendo com que os ruídos nos pneus surjam.
Vale ressaltar que elementos como água, lama, poeira e terra podem ser vistos como vilões dos cubos de roda. Isso, porque, em excesso, eles contribuem para o acúmulo de sujeira e a oxidação do material. O que resulta no desgaste prematuro da peça.
Os rolamentos são peças essenciais para o bom funcionamento de um veículo e têm impacto desde o desempenho eficiente até a segurança na condução. Por isso, indica-se uma revisão frequente desse sistema. Assim como, uma manutenção preventiva que evidentemente inclui a troca do cubo de roda dianteiro.
O Rolamento da Roda Dianteira, também conhecido como Cubo de Roda ou Rolamento de Roda, é uma das peças fundamentais que mantêm seu Peugeot ou Citroen em movimento suave e estável. Este componente permite que as rodas girem livremente enquanto suportam o peso do veículo.
Ignorar ou negligenciar esse ruído do rolamento pode levar à completa deterioração da montagem de todo o rolamento e do cubo de roda. As esferas rotativas do rolamento, que deveriam se movimentar livremente, ficam presas dentro da carcaça apertada. Isso é resultado do acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou ambos.
Esse problema ocorre em muitas situações por falta de manutenção, lubrificação, montagem incorreta, uso de peças falsificadas e excesso de carga em trabalho. Como já explicamos em artigos anteriores, os rolamentos industriais são fundamentais para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos.
Um rolamento com problemas gera um barulho de raspagem, que normalmente começa mais baixo e vai aumentando com o tempo. Outras características de rolamentos que precisam ser trocados incluem vibração excessiva e aumento na temperatura.
Alguns profissionais explicam que, como esses rolamentos são montados aos pares, eles precisam ser ajustados e lubrificados com uma graxa específica, para não perderam a sua eficácia. Numa média, essa peça pode durar 70 mil km e aqueles instalados aos pares no eixo traseiro, devem ser verificados a cada 20 mil km.
Rolamento (ou popularmente rolimã) é um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Ele serve para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias ou mancais de rolamento p or exemplo).