Das 27 amostras analisadas, 33% apresentaram valores de pH igual ou maior que 7,0. Os mais altos valores foram observados nos estercos de bovinos. Estercos com valores de pH abaixo de 7,0 irão proporcionar menor volatização da amônia no armazenamento, tratamento e uso do esterco como fertilizante.
Os estercos sólidos podem ser compostados em mistura com restos de palhadas, capins e fosfatos naturais, em proporções adequadas para uma eficiente estabilização. Para ser utilizado, o esterco necessita de um adequado sistema de armazenamento, que varia de acordo com o tipo de resíduo.
O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura. O esterco é considerado uma boa fonte de P (fósforo), e de N (nitrogênio) e K (potássio).
O esterco bovino apresentou as seguintes características: N = 7,20 g dm-3; P = 5,2 g dm-3; K = 4,9 g dm-3; Carbono = 105,85 g dm-3; matéria orgânica = 182,07 g dm-3 e relação C/N = 14,10.
Quanto tempo leva para o esterco de galinha ficar pronto? O esterco de galinha leva de três a seis meses para ficar pronto. De acordo com a ambientalista, o clima e local de produção são os principais fatores que interferem nesse intervalo.
- Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”. Na forma bruta, ele nunca deve ser adicionado diretamente no jardim ou plantação, o que pode comprometer a saúde das plantas.
As análises evidenciaram que o teor de nitrogênio no composto orgânico foi superior estatisticamente aos encontrados na cama de frango de corte e no esterco de bovinos. Os teores de fósforo e cálcio no composto orgânico foram iguais aos da cama de frango de corte e superiores aos observados no esterco de bovinos.
Das 27 amostras analisadas, 33% apresentaram valores de pH igual ou maior que 7,0. Os mais altos valores foram observados nos estercos de bovinos. Estercos com valores de pH abaixo de 7,0 irão proporcionar menor volatização da amônia no armazenamento, tratamento e uso do esterco como fertilizante.
O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.
O feijão-caupi (feijão-de-corda ou feijão- de-macáçar) e todas as leguminosas também funcionam como adubo verde se enterrarmos a palhada que resta depois da colheita. O biofertilizante é um adubo obtido pela fermentação do esterco verde.
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.
O adubo orgânico pode ser obtido por meio de esterco de animais ou de biomassa de plantas, que têm demonstrado maior eficiência. Enquanto a quantidade de nitrogênio no esterco bovino é de 1,5% e no de frango chega a 2,5%, na torta de mamona alcança 5%.
Segundo ponto é a questão da composição, o esterco de vaca é muito mais rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e são nutrientes essenciais para as plantas. Os estercos de cavalo são mais ricos em carbono. e pode ser útil para melhorar a estrutura do solo, mas não é muito bom para o crescimento das plantas.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
Em jardinagem, normalmente usa-se o esterco curtido, o que nada mais é do que as fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho –, deixadas ao tempo para que o nitrogênio excessivo evapore, o calor disperse a maioria dos patógenos e as chuvas diluam um pouco da concentração.
Os alimentos com maiores quantidades são vegetais e frutas como alface, rabanete e espinafre. Produtos lácteos, carnes e peixes contêm grandes quantidades de nitrogênio, mas não nos níveis dos vegetais. Carne curada, como a salsicha, que é preservada com nitrato de sódio, também é mais uma fonte de nitrogênio.
A produção média diária de esterco desses animais é bem significativa. Uma vaca pesando 453 kg produz 23,5 kg de esterco por dia, um cavalo de 385 kg produz 16,3 kg, um porco de 72 kg produz 3,4 kg de esterco e um frango pesando 1,6 kg produz 100g de esterco + urina.
Por apresentar baixa relação C/N o esterco caprino apresenta fermentação mais rápida do que o esterco bovino, podendo ser utilizado com sucesso na agricultura após um menor período de decomposição (TIBAU, 1993). Outro ponto importante a se considerar para a cultura da alface é a adubação mineral.