“Veem”, com duas vogais “e”, é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Portanto, trata-se da conjugação: “Eles/elas veem.” Leia esses exemplos: As crianças veem o desenho com muita atenção.
“Veem” é a forma conjugada do verbo “ver”, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse verbo tem vários significados, podendo indicar ações de enxergar, assistir, visitar, observar, avaliar, lembrar, descobrir, entre várias outras.
O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.
pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.
O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
De acordo com o dicionário o verbo “ver” significa, entre outras definições, “perceber pela visão” ou “enxergar”. E, segundo a gramática normativa, quando o verbo “ver” estiver na terceira pessoa do plural, a escrita deve ser sem o acento circunflexo, isto é: veem.
A palavra “ver” é usada como verbo no infinitivo de forma impessoal. Desse modo, não precisa de sujeito. O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, a exemplo de presenciar, olhar e enxergar. A aplicação vai depender do contexto em que ele aparece.
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Então, segundo o padrão formal da língua, o correto é usar pronomes pessoais do caso oblíquo: “eu o vi” ou “eu a Quando eu vi ou quando eu ver? Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”.
A forma correta a ser utilizada na sua frase é "virem". A diferença entre "verem" e "virem" está no verbo que cada um representa: "Verem" é a forma do verbo "ver" e seria utilizada em contextos onde se fala sobre o ato de olhar ou enxergar algo.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
pelo verbo enxergar. Já o verbo v com acento ele pode ser substituído, porém, enxerga. Observa a aplicação na frase, você enxergar tudo isso ou você enxerga tudo isso, você enxerga. logo é o verbo v com acento.
O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.
O correto é “se eu a vir”. O verbo “ver” nas frases em que vem introduzido pelos vocábulos “se” ou “quando”, assume as formas “vir”, “vires”, “virmos”, ”virem”. Não é correto dizer: “Se eu a ver, faremos as pazes”.
E) O sucesso viria se ele se esforçasse um pouco mais. Resolução: Alternativa E. A forma verbal “viria” corresponde à 3ª pessoa do singular no futuro do pretérito do modo indicativo.
A conjugação do verbo “vir”, no pretérito imperfeito do indicativo, é: eu vinha, tu vinhas, ele ou ela vinha, nós vínhamos, vós vínheis, eles ou elas vinham.