Segundo Thiollent (1987), a principal característica da pesquisa - ação consiste em estabelecer uma rede de comunicação no nível de captação de informação e de divulgação; faz parte de um projeto de ação sócia! ou da resolução de problemas coletivos.
Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles instituições, escolas, ou organizações comunitárias.
Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
Diante do exposto, Barbier (2007) expõe que a Pesquisa-ação ou Action-Research pode se apresentar de quatro tipos: Pesquisa-ação diagnóstica, Pesquisa-ação participativa, Pesquisa-ação empírica e Pesquisa-ação experimental.
Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação. A maioria dos processos de melhora segue o mesmo ciclo.
PESQUISA-AÇÃO: o que é e como fazer / Explicação e Exemplo
Quais as características de uma pesquisa-ação?
Segundo Thiollent (1987), a principal característica da pesquisa - ação consiste em estabelecer uma rede de comunicação no nível de captação de informação e de divulgação; faz parte de um projeto de ação sócia! ou da resolução de problemas coletivos.
Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.
A seguir indicam-se algumas técnicas de coleta de informações utilizadas na pesquisa- ação: - Resumos de reuniões administrativas ou de aprendizagem. - Anotações feitas pelo pesquisador. - Entrevistas com pessoas que não participam do projeto. - Opiniões do grupo.
Qual a diferença entre pesquisa-ação e participante?
Enquanto a PA supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a PP tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam. Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório.
216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.
Os objetivos são normalmente categorizados em geral e específicos: a) Objetivo geral: dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa. b) Objetivos específicos: define metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral.
O objeto de pesquisa pode ser considerado como o ponto principal de qualquer investigação científica. Ele refere-se ao aspecto específico ou à particularidade do tema que você deseja estudar ou investigar. É, essencialmente, aquilo que será observado, analisado e compreendido em sua pesquisa.
Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.
Qual é o objetivo principal de uma pesquisa aplicada?
A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais.
Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta ...
Quais são as etapas básicas da pesquisa-ação participante?
A pesquisa participante gira em torno de um problema do coletivo; A proposta de modelo de pesquisa participante é dívida em 4 partes: Montagem institucional e metodológica, estudo preliminar da população envolvida, analise crítica dos problemas considerados e a aplicação de um plano de ação.
Neste sentido, a pesquisa-ação é entendida pelo autor como uma estratégia metodológica da pesquisa social na qual há uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Desta interação busca-se elencar problemas a serem pesquisados e soluções a serem encaminhadas.
A pesquisa participante (PP) tem como propósito “auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas” (Le Boterf, 1984, p. 52).
Com a pesquisa-ação inaugurada por Kurt Lewin e a pesquisa-ação crítica, em sua vertente latino-americana de influência freireana, a pesquisa-intervenção compartilha o pressuposto de que produzir conhecimento não é necessariamente uma etapa anterior à ação junto a grupos e comunidades.
O que é pesquisa-ação e pesquisa-ação etnográfica?
A etnografia e a pesquisa-ação, como métodos da abordagem qualitativa, produzem conhecimento científico por meio de bases subjetivas, só que fazem isso por caminhos distintos. Na etnografia, a produção do conhecimento ocorre através da significação dos elementos manifestos pelo grupo social estudado.
Por que optar pela pesquisa-ação ou estudo de caso nas pesquisas em educação?
Por se tratar de investigação empírica dentro de um contexto da vida real, conclui-se que o Estudo de Caso, se aplicado corretamente, pode contribuir de forma significativa nas pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica.
2007.), a pesquisa-ação é uma estratégia de colaboração e aprendizagem em projetos individuais ou ações em equipes. De acordo com Monceau (2005. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente., Educação e Pesquisa São Paulo, v.
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
A pesquisa-ação é uma forma de investigar uma ação baseada em uma autorreflexão coletiva. Essa ação deverá ser colaborativa entre pesquisadores e pesquisados. É toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática.
A pesquisa-ação surgiu aproximadamente há mais de sessenta anos, e foi utilizada inicialmente nos Estados Unidos, por Kurt Lewin, durante a segunda guerra mundial, sendo posteriormente desenvolvida pelo mundo como uma abordagem específica em Ciências Sociais.