O radical da palavra planeta (πλανήτης) vem do grego e significa grosso modo “viajante”. Um planeta é um corpo celeste que viaja, mas dentro de um padrão: se movimenta de acordo com um sistema de corpos celestes em harmonia, em formato esférico.
O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
Os planetas do Sistema Solar formam um agrupamento de oito corpos celestes que orbitam o Sol: Mercúrio, Vênus Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São classificados em planetas rochosos (formados predominantemente por rochas e minerais) e em planetas gasosos (constituídos por gases diversos).
"SE ELE FOR RADICAL..." com Wagner Borges | Planeta Podcast (sobrenatural)
Qual é o derivado de planeta?
"Planeta" é substantivo primitivo porque não se formou a partir de outra palavra. Na verdade, pode originar outras, como "planetário", "planetinha", "planetoide".
A raiz é um elemento irredutível de uma palavra, já o radical não. Além disso, o radical é a unidade que se repete em quase todas as palavras de mesmo cognato, pois não tem haver com o estudo diacrônico (histórico) e sim, sincrônico (independente da raiz histórica).
Radical: é o elemento irredutível que informa o significado básico da palavra. As palavras que possuem o mesmo radical são as famílias de palavras ou palavras cognatas. Exemplo: folha, desfolhar, folhagem, folhinha. Afixos: são os morfemas que se unem ao radical para formar novas palavras.
O radical da palavra terra é "terr". Isto significa que representa a parte da palavra que não modifica com a derivação da palavra. Se esta palavra for modificada para "terreno", por exemplo, percebe-se que o radical seria "terr" e realmente não modifica com a mudança da palavra de terra para terreno ou terraço.
“Planeta” chegou ao português igual a como era em latim, “planeta”. Veio da expressão grega “asteres planetai”, “astros que vagueiam”, ou “astros ambulantes”. A princípio, seu correspondente em latim era “stellae errantes”, “estrelas errantes”, e daí poderíamos imaginar um outro nome possível para “planeta”: “errante”.
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
O que são palavras paroxítonas? As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.
O Dicionário Houaiss, que temos aqui, regista o substantivo feminino planeta (/planéta/), mas com o sentido de «paramento sacerdotal; casula», e acolhe o substantivo masculino planeta (/planêta/), termo da área da astronomia, com o significado de «astro sem luz própria, que reflete a luz do Sol».
Um planeta é um corpo celestial que (a) está em órbita em torno do Sol, (b) possui massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que ele adquira uma forma de equilíbrio hidrostático (próxima à esférica) e (c) tenha dominância em sua órbita.
Por fim, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu que era necessário uma definição concreta do que chamaríamos de planeta: o corpo deveria ter forma esférica, orbitar o Sol e ser o maior corpo na sua órbita.