Para o controle da doença de Marek, a Zoetis tem duas soluções – POULVAC OVOLINE HVT e POULVAC OVOLINE CVI HVT, ambas vacinas vivas indicadas para a vacinação de aves de 1 dia de idade, no incubatório, ou embriões entre 18 e 19 dias de incubação.
Não existe tratamento contra o vírus da Doença de Marek. A vacinação de pintos de um dia de vida é o principal meio de prevenção. Tem sido demonstrado que a vacina para a Doença de Marek apenas previne o surgimento dos tumores e da paralisia. Porém, não previne que as aves se tornem infectadas com o vírus.
Os sintomas incluem paralisia das patas, asas e pescoço; perda de peso; cor cinzenta da íris, deformação da pupila, problemas de visão; pele levantada e áspera, em torno dos folículos das penas. A mortalidade é variável: 30-80% para a forma aguda e até 100% para a forma hiperaguda.
As doenças que afetam as galinhas caipiras, provenientes de infecções bacterianas, de coccidiose e de processos metabólicos, podem ser prevenidas ou curadas com medicamentos à base de antibióticos, anticoccidianos, quimioterápicos, eletrólitos, minerais e vitaminas injetáveis ou aplicados por via oral (ração ou água).
Baycox é indicado no tratamento e prevenção da coccidiose em aves. É um excelente produto para evitar a morte de suas aves pela coccidiose, doença muito comum em galinhas, frangos de corte, frangas de reposição e perus.
Para o controle da doença de Marek, a Zoetis tem duas soluções – POULVAC OVOLINE HVT e POULVAC OVOLINE CVI HVT, ambas vacinas vivas indicadas para a vacinação de aves de 1 dia de idade, no incubatório, ou embriões entre 18 e 19 dias de incubação.
A vacina contra a doença de Marek é aplicada no incubatório, sendo esta vacinação realizada por via in ovo (normalmente aos 18 dias de incubação), ou logo após o nascimento pela via subcutânea.
Qual é a doença em que a galinha fica caindo das pernas?
Doença de Marek
Manifesta-se a partir dos 30 dias por meio de tumores (crescimento anormal de células) dos nervos e do sistema nervoso central, atingindo a pele, músculos e vísceras. A paralisia das pernas ou asas das galinhas e frangos é o sintoma mais comum.
– Garantir um ambiente com temperatura de acordo com a idade dos frangos e umidade adequados; – Seguir um programa de limpeza e desinfecção rigoroso da cama, galpão e equipamentos; – Providenciar alimentação nutritiva e balanceada de acordo com a fase produtiva das aves.
A influência genética nos problemas de perna pode ser minimizada com a utilização de programas que restrinjam o aporte nutricional aos animais. Esta prática é muito utilizada e deve ser realizada em lotes com elevado ganho de peso nas primeiras semanas de vida.
A transmissão ocorre por via horizontal, através de contado direto e/ou indireto entre aves. A descamação da pele é um importante aspecto da transmissão, pois nos folículos das penas ocorre a replicação primária do vírus, que pode ser veiculado através da poeira do galpão.
Na elaboração do diagnóstico da doença de Marek, alguns pontos precisam ser avaliados concomitantemente, entre eles estão os sinais clínicos, lesões micro e macroscópicas, idade das aves acometidas e resultados laboratoriais.
O que faz a galinha perder o movimento das pernas?
Falta de vitaminas e cálcio, por exemplo, pode provocar muita fraqueza nas aves, impedindo de elas andarem. De outro lado, excesso de gordura também gera problemas nas articulações das galinhas que estão acima do peso.
No Brasil, de acordo com a legislação vigente, a vacinação é obrigatória contra a doença de Marek nos estabelecimentos incubatórios de reprodução antes da expedição das aves de um dia, com títulos mínimos preconizados de 1500 PFUs/dose, em 0,2 ml de diluente (via subcutânea) ou 0,05 ml (via in ovo).
Ofereça a eles água com açúcar na proporção de 50 gramas de açúcar para 1 litro de água; 3. Assim que os pintinhos estiverem hidratados, forneça ração inicial, com 20% de proteína (o manejo com essa ração deve se estender até oito semanas de vida);
Ele é causado pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.As aves que ingerem a toxina existente na matéria orgânica em decomposição apresentam um quadro de paralisia flácida e morte repentina.
O que colocar na água das galinhas para evitar doenças?
Você pode purificar a água potável com cúrcuma em pó ou permanganato de potássio. Alimente as galinhas com uma dieta balanceada. Adicione um pouco de alho ou cebola à ração para aumentar sua imunidade. Folhas de plantas medicinais amargas ajudam a prevenir parasitas intestinais.
É importante ter em mente que tanto o Gentatec® como o Chemitril® são antibióticos para aves que requerem cuidado e atenção no uso. Por isso, os dois medicamentos — assim como todos os outros — devem ser administrados apenas com indicação e supervisão de um veterinário.
Terramicina® Pó Solúvel com Antigerm 77 é indicada para o tratamento de diarréias (cursos), enterites, cólera aviária, tifo aviário, pulorose, doenças respiratórias (pneumonia, bronquite, coriza infecciosa) em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e coelhos.
Cetoprofeno: É um AINE com acentuada ação anti- inflamatória, sendo em aves bastante empregado devido à sua potente ação analgésica. O mecanismo de ação deste medicamento está na sua inibição tanto na via das COXs quanto das lipoxigenases.
galinhas. Em primeiro lugar, o alho é um potente agente antimicrobiano. e antibacteriano natural. Ele contém compostos como a alicina, que tem propriedades antimicrobianas comprovadas.