Milgamma® é usado para o tratamento da polineuropatia sintomática associada ao diabetes e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que se manifestam principalmente na forma de dores e sensações de formigamento nas pernas em pacientes diabéticos e alcoólicos, respectivamente.
A neuropatia alcoólica é uma doença causada pelo efeito tóxico do álcool sobre os nervos periféricos. Os sintomas podem ser dor, dormência, perda de sensibilidade, alteração de coloração nos pés, desequilíbrio, atrofia e perda de força a depender da gravidade do caso.
Os sintomas da neuropatia periférica podem incluir formigamento, dormência e dor nas áreas afetadas. Em casos graves, tendem a causar fraqueza, perda de sensibilidade e dificuldade para mover as regiões do corpo comprometidas.
Quais são os tratamentos para neuropatia periférica?
Qual é a melhor vitamina para quem tem neuropatia?
Embora a neuropatia periférica não tenha cura, o controle e o tratamento da doença se dão através de medicamentos e vitamina B1 orientados por um médico. O tratamento da neuropatia periférica diabética tem como objetivo aliviar os sintomas, evitar complicações e controlar a evolução da doença.
Os tratamentos incluem antidepressivos, medicamentos para dor, medicamentos anticonvulsivos e cremes para aliviar a dor. Também é fundamental tratar o problema subjacente que deu origem à neuropatia, caso do diabetes ou do consumo de álcool.
Corticosteroides, tais como prednisona e dexametasona, podem ser tomados por via oral se uma dor intensa for causada por inflamação (tal como ocorre na gota). Algumas evidências sugerem que o baclofeno (um relaxante muscular) pode ajudar a aliviar a dor neuropática causada pela neuralgia do trigêmeo.
Plantas medicinais com Acorus calamus L., Cannabis sativa L. e Capsicum L., estão entre as plantas que demonstraram trazer efeito benéfico no alívio da dor neuropática.
O exame de eletroneuromiografia é o exame mais indicado a fim de descobrir se de fato o paciente apresenta neuropatia, auxiliando também em diagnosticar sua causa e gravidade, e deve ser realizado em uma clínica de neurofisiologia por médicos neurofisiologistas experientes para um resultado confiável.
Afecção em que o dano do sistema nervoso periférico (incluindo os elementos periféricos do sistema nervoso autônomo) está associado com ingestão crônica de bebidas alcoólicas. O transtorno pode ser causado por um efeito direto do álcool, uma deficiência nutricional associada, ou uma combinação de fatores.
Além disso, dor crônica pode levar a sintomas de ansiedade e depressão. Em alguns casos, a dor neuropática desaparece espontaneamente, porém pode durar meses ou mesmo anos.
A neuropatia diabética não tem cura, no entanto, é possível reduzir a progressão da neuropatia por meio do controle adequado do diabetes e tratamento dos sintomas causados com o uso de medicamentos como antidepressivos e analgésicos.
qual exame fazer para saber se tem essa neuropatia alcoolica? O exame para confirmar neuropatia periférica é a eletroneuromiografia. Mas os exames de sangue e historia clarificarão a causa da neuropatia.
A neuropatia periférica não tem cura, mas podem ser realizadas medidas para ajudar a aliviar os sintomas do paciente. É o caso, por exemplo, de sessões de fisioterapia para apoiar o paciente. Alguns medicamentos também podem ser utilizados, de acordo com os sintomas que são apresentados pelo paciente.
A pessoa com neuropatia pode fazer uso de bebidas alcóolicas ? O alcóol é um dos agressores do sistema nervoso central e periférico, podendo ele por si só causar neuropatia. Além disso, muitos dos medicamentos usados para tratamento da neuropatia interagem com o alcool, não sendo portanto recomendado seu uso.
Os antidepressivos tricíclicos (especialmente amitriptilina e nortriptilina) são os que têm melhor eficácia no tratamento das síndromes dolorosas neuropáticas e não-neuropáticas.
Qual o melhor antiinflamatório para nervos e músculos?
Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.
Moment 0,025% Apsen Creme 50g (capsaicina) é um analgésico de uso tópico indicado para tratamento de dores associadas à neuralgia da Herpes Zoster, neuropatia diabética dolorosa, artrose, artrite reumatoide e outras condições de dor relacionadas aos nervos. Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos.
Flávio Sallem, neurologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC Oncologia), explica que “a neuropatia pode ocorrer por vários problemas, sendo o mais comum a diabetes. Mas o uso de substâncias, como álcool, algumas medicações, agentes tóxicos, como chumbo ou mercúrio, também podem influenciar”.
Comer carnes com pouca gordura, produtos lácteos e incluir muitas frutas, legumes e grãos integrais em sua dieta. - Evite o álcool. O álcool pode piorar a neuropatia periférica.
Algumas sugestões indicadas por profissionais da área: caminhada, dança, pilates, ioga, alongamento e até a musculação! Todas essas atividades podem ser realizadas, de maneira moderada, no intuito de ajudar os que sofrem com dor neuropática.