A Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó, possui uma importância no contexto regional e é o manancial de abastecimento da cidade de Maringá/PR. Atualmente, é crescente o processo de degradação ambiental que vem ocorrendo devido a retirada da vegetação próximo ao rio.
O Rio Pirapó tem sua nascente localizada na área central do município de Apucarana-PR, em uma propriedade privada, o afloramento d'agua ocorre embaixo de um depósito de madeira, construído na década de 60.
O Rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, no sudeste do Estado de São Paulo, a cerca de 100 km da Costa Atlântica e a aproximadamente 900m de altitude, e tem sua foz no Rio Paraná, após percorrer cerca de 900 km.
O rio Paranapanema tem uma extensão total de 929 quilômetros em um desnível de 570 metros, desenvolvendo-se no sentido geral leste-oeste e desaguando no rio Paraná numa altitude de 239 metros aproximadamente.
Um levantamento da ONG SOS Mata Atlântica revelou que entre 11 rios que passam por Curitiba e Região, um apresenta boas condições ambientais. Segundo o estudo, entre os pontos analisados no Paraná, o Rio Itaqui, em São José dos Pinhais, é o único em boas condições ambientais.
Afluente do Paraná, o Iguaçu é o maior rio do estado. Formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na parte leste de Curitiba, ele desagua nas Cataratas do Iguaçu, as maiores quedas em volume de água do planeta.
Mananciais são as fontes de água ou reservas hídricas para abastecimento público e podem ser superficiais, como represas, lagos e rios, ou subterrâneas, como poços.
Menu Energia. A bacia do Rio Paraná, que abastece o reservatório da Itaipu Binacional, abrange seis Estados brasileiros e o Distrito Federal. Sua área até a confluência com o Rio Iguaçu, de 820.000 km² inclui a região mais industrializada e urbanizada do Brasil.
As matas da bacia do Alto Paranapanema escondem ruínas arqueológicas bem conservadas da exploração do ouro no início do século 18. Passados quase 300 anos, ainda podemos ver, por exemplo, paredes de pedra usadas para desviar as águas no ribeirão Velho e no rio das Conchas, os "encanados".
O ponto mais poluído da região metropolitana, de acordo com o Instituto, pertence ao Rio Iguaçu na altura do município de São José dos Pinhais, com 0,97 de IQA. Já no litoral do estado, todos os rios avaliados pelo IAT possuem qualidade “boa” ou “muito boa”.
O rio Piquiri tem suas nascentes na Serra do São João, na divisa dos municípios Turvo e Guarapuava, estado do Paraná, em altitudes da ordem de 1040,0m.
O rio Paranhana é um rio localizado no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A sua nascente está localizada no limite entre os municípios de Canela e São Francisco de Paula, a cerca de 900 metros de altitude.
O Rio Matapi é um rio brasileiro que banha o estado do Amapá. O rio passa pele comunidade de Matapi, no município de Porto Grande, e deságua no rio Amazonas, no município de Santana, onde se localiza o porto no encontro dos rios.
O Rio Piracanjuba tem suas nascentes situadas no município de Bela Vista de Goiás e sua foz no município de Águas Limpas, quando deságua em um dos seus principais tributários pela margem direita, o Rio Corumbá.