O que ela não imagina é que Téo esconde muito mais do que um simples caso amoroso com a misteriosa moça. Fernanda, na verdade, é a mãe biológica de Lucas (Victor Cugula). O menino foi adotado por Helena e Téo, e a diretora de escola nem desconfia que o marido é pai biológico da criança.
No leito de morte, Fernanda conta a Helena que é a mãe biológica de Lucas (Victor Cugula). A moça revela que Téo enganou a esposa todos esses anos, fazendo com que a professora criasse o fruto de uma traição como filho adotivo.
Após algumas suposições, Téo finalmente decide fazer o exame de DNA em Salete. No último capítulo, ele coloca um fim nas covardias praticadas por Inês (Manoelita Lustosa). O personagem revela que é o pai da criança e a filha passa a morar com Téo e Laura (Carolina Kasting).
O segredo em Mulheres Apaixonadas é que enquanto já estava casado com Helena, Téo mantinha um caso com Fernanda. Os dois tiveram um filho, Lucas (Victor Cugula), e para que a diretora do ERA não descobrisse a traição, o saxofonista levou o menino para morar com eles afirmando que o garoto era órfão.
Como Helena descobre que Lucas é filho de Fernanda?
No hospital, Fernanda conta a Helena que é a verdadeira mãe de Lucas (Victor Cugula). Ela revela que o menino é fruto da relação dela com Téo (Tony Ramos). No passado, o músico fez a esposa adotar o menino sem saber que a criança era fruto de sua traição. "Ele é meu filho!
A paternidade de Salete (Bruna Marquezine) permanecerá um mistério até a reta final de Mulheres Apaixonadas, quando Téo (Tony Ramos) enfim decidirá fazer um exame de DNA. Ele descobrirá que a menina é, sim, sua filha. O próprio músico não sabia disso.
A mãe da garotinha é atingida por uma bala perdida durante um tiroteio no Rio de Janeiro e até é levada para o hospital com vida, mas não resiste aos ferimentos. A vida de Salete se torna um verdadeiro inferno a partir daí.
Fantasma zela pela filha no desfecho, que será marcado por importante revelação. Fernanda (Vanessa Gerbelli) vai seguir zelando por Salete (Bruna Marquezine) até o final de Mulheres Apaixonadas.
Quantos anos tem os atores de Salete e Lucas? Com idades bem próximas, Bruna Marquezine e Victor Cugula contam com apenas 6 meses de diferença. A intérprete de Salete nasceu em agosto de 1995, enquanto o rapaz veio ao mundo em janeiro de 1996.
No hospital, Julieta escuta a conversa entre Amanda e o médico e descobre que Bernardo é o pai do Téo. Bernardo decide contar para Vera que Téo é o filho dele. Pórcia diz para Bassânio que recebeu de Daren uma proposta de emprego na Inglaterra. Bassânio reconhece a boa oportunidade da namorada.
Era muito próximo de seu irmão, até ele morrer em um acidente de cavalo. Desde então, vive distante dos pais porque sua mãe o culpa pela morte de seu irmão e porque seu pai vive para o trabalho. No Elite Way School, Téo vive isolado, sem amigos, por ser muito quieto e tímido.
Clara (Regiane Alves) terá a oportunidade de colocar a limpo todos os abusos que sofreu no casamento com Theo (Emilio Dantas) em Vai na Fé. A dondoca, intimada para depor após o crápula ser denunciado por estupro, revelará que expôs à polícia as traições que sofreu e o caráter duvidoso do vilão.
No desenrolar da história, descobre-se que, enquanto casado com Helena, Téo mantinha um relacionamento com Fernanda, o que culminou no nascimento de Lucas (Victor Cugula). Para ocultar a traição, ele alegou que o menino era órfão e convenceu Helena (Christiane Torloni) a adotá-lo, desejando muito a maternidade.
A irmã de Heloísa (Giulia Gam) descobrirá que Lucas (Victor Cugula) é fruto da relação extraconjugal que Teo (Tony Ramos) manteve por anos com Fernanda (Vanessa Gerbelli).
Ele decide tirar a prova e faz um exame de DNA. O teste de paternidade vai comprovar que ele é mesmo o pai de Lucas (Victor Cugula), o que se confirma nos últimos capítulos da novela. Só que o mistério sobre a origem de Salete só é desvendado no momento derradeiro da trama.
Após a morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli), Salete (Bruna Marquezine) será acolhida por Lucas (Victor Cugula). O menino deixa Helena (Christiane Torloni) surpresa com uma proposta. "A gente podia trazer a Salete pra morar aqui. Porque uma vez eu falei isso pro papai, ele achou legal.
Manoelita Lustosa, atriz que viveu a avó de Salete em Mulheres Apaixonadas, morreu em julho de 2014, aos 72 anos de idade, vítima de insuficiência pulmonar. Seu último trabalho foi o filme O Segredo dos Diamantes, lançado alguns meses depois de sua morte, em dezembro de 2014.
No último capítulo, um exame de DNA comprova que Téo (Tony Ramos) é mesmo pai da menina. Dias antes, o músico também terá tirado a prova e confirmado que Lucas (Victor Cugula) também é seu filho biológico.
"Eu comecei a prestar atenção na aula porque eu sonhei com um anjo. Ele apareceu e falou comigo. Disse que ia ter uma grande mudança na minha vida. Que ia ter uma coisa muito importante, muito séria, e que não ia demorar para acontecer", revelará Salete.
Após a revelação, Salete terá um final feliz, formando uma família com Téo e Laura (Carolina Kasting), mulher com quem o saxofonista se casa no desfecho da trama. Além de viver na nova família, ela receberá visitas de Lucas, que continuará sendo criado por Helena.
O segredo da paternidade só foi escondido de Helena, para que ela aceitasse adotar o garoto e não tivesse problemas de se relacionar com ele. No entanto, o menino e Salete não nasceram juntos. Ambos são filhos da mesma mãe, mas o músico sempre acreditou que a menina fosse apenas meio-irmã de seu filho.
Na última cena de Mulheres Apaixonadas, o resultado do exame de DNA comprova que Téo é o pai de Salete. A verdade é escondida por Fernanda durante boa parte da trama – a personagem sai de cena na metade, assassinada após ser vítima de uma bala perdida no Rio de Janeiro.
O resultado é revelado apenas no último capítulo do folhetim de Manoel Carlos, confirma a paternidade de Salete: Téo é mesmo o pai da menina. Ambos comemoram, já que agora a garota poderá morar com o saxofonista e o irmão Lucas, e se livrar dos maus-tratos cometidos pela avó.