Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor, segundo significados.com.br.
A frase acima é atribuída a Sócrates, que viveu em Atenas entre 470 a.C e 399 a.C, embora não haja certeza quanto a essa autoria. Seja como for, tem sido repetida à exaustão nos últimos 24 séculos por pensadores, estudiosos e cientistas que, quanto mais sabem, mais se convencem de que há muito a aprender.
É comum ouvir “Foi Sócrates quem disse isso, e o seu significado é algo como 'quanto mais eu sei, mais eu sei que não sei', 'ninguém sabe de nada nessa vida', ou até 'ninguém pode afirmar nada sobre nada com certeza'. Todas essas teses soam inteligentes.
Qual o verdadeiro significado da frase "sei que nada sei" de Sócrates?
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor, segundo significados.com.br. Ao entender da oobex, essa expressão afirma a importância de admitirmos que nós não sabemos tudo e nunca saberemos!
O que significa a frase "só sei que nada sei" brainly?
Ao proferir a frase "Só sei que nada sei", Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Através do paradoxo socrático, o filósofo negava categoricamente o posto de professor ou grande sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples: ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que também nada tem para ensinar.
Essa consulta foi narrada por Platão em sua Apologia (21a) e por outro discípulo de Sócrates, Xenofonte, em um outro texto também chamado Apologia (14).
Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.
Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.
O que significa a máxima socrática "só sei que nada sei"?
Sócrates, um filósofo grego, expressou essa frase para demonstrar humildade intelectual. Ele acreditava que o conhecimento verdadeiro era alcançado pela consciência da própria ignorância.
Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Segundo ele, a crença em mundos ideais reprime os instintos vitais mais essenciais do ser humano. A frase “Deus está morto!” é um dos seus pensamentos mais citados e menos compreendidos. Após viajar bastante e viver com uma saúde debilitada, Friedrich Nietzsche faleceu em Weimar, na Alemanha, com apenas 56 anos.
ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo: 'mais sábio do que esse homem eu sou; é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.
Considerado um dos maiores nomes da Filosofia clássica, junto com Platão e Aristóteles, Sócrates é famoso por ter contribuído para os primeiros estudos dessa área, sendo considerado, inclusive, patrono da filosofia ocidental.
Por que Sócrates teria aprovado sua sabedoria ao dizer "só sei que nada sei"?
Essa frase atribuída a Sócrates expressa a sua humildade intelectual, pois ele reconhecia que, apesar de ser conhecido por sua sabedoria, na verdade ele tinha consciência de que não sabia de fato nada.
O princípio básico do método socrático é que os estudantes aprendem por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica. O ponto de partida é, justamente, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”. Apenas reconhecendo nossa ignorância e estando abertos a aprender mais, podemos evoluir.