Decodificação é a ação de transcrição, interpretação ou tradução de um código, também conhecida como criptografia, (dado ou conjunto de dados em um formato desconhecido) de modo que possa ser entendido pelo decodificador ou seu utilizador (para um formato conhecido, ou legível).
[ Electrónica ] Dispositivo, geralmente electrónico , que permite fazer a descodificação de informação, de sinais ou de outros dados. Origem etimológica:decodificar + -dor.
A decodificação começa com a habilidade de combinar letras com os sons para ler, de separar os sons que compõem as palavras (segmentação) e juntar os sons, para formar novas sílabas. Quando as crianças podem fazer as duas coisas, elas conseguem pronunciar as palavras.
A decodificação pressupõe saber que a escrita representa os sons da língua e não as ideias, como acontece nos sistemas de escrita iconográficos ou ideográficos. Em um estágio anterior a esse, as crianças podem, por exemplo, associar o tamanho da palavra com o tamanho da coisa representada.
Decodificação: é um processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor. Quando a comunicação é correta, a ideia ou a imagem mental resultante corresponde à ideia ou imagem mental do emissor.
Leitura não é apenas decodificação, é também compreensão e crítica. Isso significa que o bom leitor precisa realizar essas ações sobre o texto. A decodificação é uma parte da leitura, na qual o leitor, basicamente, junta letras e forma sílabas; junta sílabas e forma palavras e junta palavras para formar frases.
Os decodificadores são ferramentas importantes nos projetos digitais, pois são amplamente utilizados para selecionar memórias e realizar conversões de códigos (por exemplo, binário para decimal) e roteamento de dados.
Os decodificadores são circuitos que convertem uma entrada binária, considerada um inteiro sem sinal, para uma saída que representa um código. Sua forma mais comum é acionar a saída correspondente ao valor numérico da entrada.
No contexto da informática, um codificador (também conhecido pelo termo inglês "encoder") é um software utilizado para codificar determinados arquivos/ficheiros (normalmente músicas ou vídeos) visando obter uma padronização e uma melhor qualidade e/ou menor tamanho para armazenamento.
Qual é a diferença entre codificação e decodificação?
Assim, esse conceito abrange a capacidade de decodificar (uma palavra escrita num som) e de codificar (um som numa palavra escrita). Nesse entendimento, alfabetizar é dar ao aluno os elementos para ele descobrir domo funciona esse código, como decodificar fonemas em grafemas e vice-versa.
Em português não há «decodificar», mas sim descodificar, formada do prefixo des-, acção contrária + codificar. N. E. (16/03/2015) – Na variedade brasileira, ocorre decodificar, que se consagrou pelo uso, muito embora o Dicionário Houaiss (1. ª edição, de 2001) considere que descodificar é palavra mais correta.
A decodificação pode ser compreendida como a capacidade de decifrar o código escrito para captar seu significado. Após esta operação, que é comum nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura, todo esforço deve voltar-se para a compreensão.
O receptor também pode ser chamado de interlocutor, destinatário (como nos correios) ou ouvinte. Ele é quem recebe a mensagem transmitida pelo locutor. Presumindo que o falante e o ouvinte compartilham do mesmo código, cabe ao receptor decodificar a mensagem.
A decodificação é uma das habilidades de leitura mais básicas. Ele permite aos leitores segmentar palavras, diferenciar sons e misturá-los. A decodificação requer conhecimento das relações letra-som e capacidade de identificar palavras escritas e entender seu significado com base nesse conhecimento.
A codificação desempenha um papel crucial na análise de dados qualitativos, trazendo diversos benefícios para o processo de pesquisa. Em primeiro lugar, a codificação permite a organização e estruturação dos dados, tornando-os mais manejáveis e compreensíveis.
Uma das primeiras etapas para enviar uma mensagem é codificá-la. A codificação é o processo de conversão de informações em outra forma aceitável para a transmissão. A decodificação inverte esse processo para interpretar as informações.
Elemento final do processo de comunicação. Operação que consiste na identificação e interpretação dos sinais transmitidos pelo canal. No caso da mensagem linguística, a descodificação consiste na atribuição dos valores semânticos aos fonemas.