Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.
'Nunca falte o óleo sobre a tua cabeça', o óleo sendo o símbolo do Espírito Santo. Precisas ser cheio do Espírito Santo, isto significa que o Espírito de Deus vem habitar dentro de ti quando decides render a tua vida a Deus.
Por isso que em salmos 23 algo é revelado quando fala “ele unge minha cabeça com óleo” sendo também essa uma das revelações para manter as pessoas saldáveis. O óleo possibilita essa proteção, para que haja paz e que o cálice transborde com inúmeras bençãos limpando o coração a mente e a alma.
No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.
A parte B do versículo( 8) diz: E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça; sabemos que o óleo simboliza,a unção do Espírito Santo, que deve estar sobre nós, nos dando toda sabedoria e discernimento nesse “tempo”. Porque o nosso Deus sempre vai dar para os que crerem, as ferramentas, e recursos para vencer os dias maus.
Vaso de alabastro I Rev. Hernandes Dias Lopes I IPP
O que significa unção na cabeça?
Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.
O ato de ungir com óleo simboliza a CONSAGRAÇÃO ou a SANTIFICAÇÃO A DEUS. Quando ungimos alguém ou algum objeto, na verdade o estamos consagrando a Deus.
No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.
Antes da festa da Páscoa, Maria ungiu o Salvador com um unguento de grande valor e Judas conspirou com os principais dos sacerdotes e escribas para matar Jesus.
Onde minha cabeça com óleo o meu cálice transborda?
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.
Porque o pastor de ovelhas coloca óleo na cabeça delas?
Para proteger as ovelhas, o pastor pega azeite e unge a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente em torno de seu nariz, olhos e ouvidos. Então vem a paz, pois esse óleo forma uma barreira de proteção contra o mal que tenta destruir o bem-estar da ovelha.
Prezados irmãos nunca aceitem alguém lhe ungir seja membro da igreja, seja alguma mulher por mais cheia de poder que esteja, ou mesmo cooperador, diáconos, mas somente aqueles que a Bíblia ordena!
Veja quais são os benefícios do azeite no cabelo: 1. Cabelos mais fortes e menos quebradiço graças à vitamina E presente; 2. Estimular o crescimento dos fios com suas propriedades regenerativas; 3. Diminuir a queda de cabelo ajudando a fortalecer o folículo capilar; 4.
Uso da substância poderá explicar os 'milagres' atribuídos a Cristo. Um estudo da autoria do historiador e jornalista David Bienenstock revela que Jesus Cristo usava óleos de canabis para fazer curas medicinais aos cristãos.
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.
A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação, unge-se o confirmado para prepará-lo para ser testemunho de Cristo. Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito. Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo.
O óleo é um símbolo do Espirito Santo. Guarde a sua mente e a sua alma de coisas que lhe atormentam. Se ainda não é capaz disso, peça à Deus para lhe ungir a cabeça com óleo.
“Cabeça” com significado de “ponto de origem” ou “princípio” (ou “fonte”) não era comum no grego antigo, mas era menos raro do que o significado de “líder”.
O azeite tem a ver com o Espírito Santo, pois é seu símbolo, mas nessa figura bíblica não representa A PESSOA dele, e sim algo que cabe a cada um de nós decidir se iremos oferecer ou não.