Qual o significado do Dia do Cabelo Maluco nas escolas?
Nesse dia, os estudantes foram incentivados a expressar-se por meio de penteados extravagantes, cores vibrantes e acessórios peculiares. A celebração fortalece o senso de comunidade na escola e encoraja a diversidade, enquanto todos têm a oportunidade de mostrar sua personalidade de forma única e divertida.
Segundo a diretora Flávia, a proposta do cabelo maluco surgiu entre os membros da equipe pedagógica que assistiram na mídia a atividade na internet e daí foi um pulo a ideia de articular o encanto da brincadeira com o interesse das crianças, e com as propostas de aprendizagem e total apoio e participação das famílias.
Dentro da programação da SEMANA DA CRIANÇA aconteceu o "Dia do Cabelo Maluco" tendo por objetivo incentivar as crianças a usarem a criatividade. As crianças foram encorajadas a irem para a escola com o penteado mais criativo possível.
A ideia surgiu na internet e consiste em criar penteados inusitados com a ajuda dos pais. Na véspera do Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), alunos de escolas de Macapá também entraram na brincadeira que conquistou todo o Brasil (veja fotos mais abaixo).
Na véspera do Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Rio aproveitaram para desenvolver a criatividade e brincar de cabelo maluco. A proposta, que começou nas redes sociais, consiste em criar penteados inusitados (veja fotos mais abaixo).
Dia do Cabelo Maluco: penteados criativos nas escolas do Rio #g1
Qual o objetivo do Cabelo Maluco?
O “Dia do Cabelo Maluco,” com o objetivo de incentivar as crianças a usarem a criatividade. As crianças foram estimuladas a criarem um penteado diferente, o mais criativo possível.
Qual a importância de trabalhar o Cabelo Maluco na educação infantil?
O objetivo pedagógico do "Dia do Cabelo Maluco" é para que além de demonstrar a criatividade, nossos alunos percebam que podemos ser diferentes uns dos outros e a respeitar tais diferenças.
O Dia do Cabelo Maluco é a versão brasileira do Crazy Hair Day, tradicional evento das escolas e creches nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, começou a viralizar aos poucos nas redes sociais, principalmente no Tiktok. Nos vídeos, postados por familiares, mostram as crianças com os cabelos mais criativos e inusitados.
Nas últimas semanas, o "dia do cabelo maluco" vem bombando nas redes sociais. A ideia da brincadeira é simples: apostar nos penteados mais criativos nas cabeças das crianças para um dia de diversão na escola.
A ideia de usarmos o macarrão instantâneo surgiu da alergia que ela tem a tintas. Procuramos algo diferente e que ficasse bem maluco. Ela quase não dormiu querendo fazer logo o penteado”, disse Igor Dutra, pai da Fátima, de três anos.
O que caracteriza o cabelo maluco infantil? O cabelo maluco infantil refere-se a estilos de cabelo criativos e divertidos, muitas vezes envolvendo cores vibrantes, cortes inusitados e elementos lúdicos, criados especialmente para crianças.
Não faltaram ideias criativas nos cabelos e nos materiais usados, como tintas, glitter e acessórios, como tampas de margarinas e garrafinhas de refrigerante.
A trend do momento é com os pequenos. Crianças com cabelos diferentões estão tomando as redes nesta véspera de Dia das Crianças, 11 de outubro. Tudo isso porque o Dia do Cabelo Maluco, que acontece próximo a data voltada para a garotada, chegou.
Dia 6 de março celebra-se o Dia Mundial do Cabelo, um dia para refletir sobre a importância de cuidar da saúde do nosso cabelo. Embora não se saiba ao certo porque é que este é o dia escolhido no calendário, é certamente a oportunidade perfeita para dar ao seu cabelo alguns mimos extra.
Quênia Lopes, especialista em cabelos crespos e cacheados, revela as dúvidas mais comuns sobre cuidados e dá dicas para manter os fios fortes e saudáveis. Há cinco anos, é celebrado, no dia 15 de setembro, o Dia Mundial do Cabelo Afro.
Qual o objetivo de trabalhar o cabelo na educação infantil?
Objetivos: Reconhecer algumas características dos cabelos; Valorizar as diferenças relacionadas a cor de pele e ao tipo de cabelo; Cuidar do corpo; Respeitar-se e respeitar o outro valorizando asas diferenças físicas de cada um.
Para diminuir o impacto de sequelas físicas e emocionais causadas pelo câncer, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) criou um espaço destinado a elevar a autoestima dos pacientes. O Cantinho da Beleza, como é chamado, traz alívio a homens e mulheres que passam pelo tratamento.
Apesar de parecer algo novo, a prática é adotada nos Estados Unidos, onde foi criada, desde os anos 1990, dentro das escolas norte-americanas, para promover diversidade e inclusão.
“Na verdade, os cabelos têm uma maior tendência de queda durante as estações mais frias. Por isso, sentimos um maior impacto no outono, estação que dá início a temperaturas mais amenas após o verão. Isso acontece porque, durante o outono e o inverno, há uma menor incidência de luz devido ao clima frio e nublado.
Tintas artesanais que não são apropriadas para os cabelos, como tinta guache, ou acrílica, podem ocasionar queimaduras ou lesões no couro cabeludo por conta da reação química potencializada pela exposição solar. Elas, ainda, mancham os cabelos e podem demorar a sair.
De forma geral, deve-se evitar lavar os cabelos todos os dias, para evitar anos nos fios. Porém pessoas que transpiram muito, têm o couro cabeludo muito oleoso ou praticam esportes diariamente, pode ser recomendado lavar todos os dias.
Durante o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças e do Halloween, diversas escolas ao redor do país entraram na brincadeira, que consiste em criar penteados inusitados nos alunos.