Quando bate o carro, tem que pagar a franquia?
A responsabilidade de pagar a franquia é do culpado pelo acidente – tenha ele um seguro ou não. Então se ele tiver um seguro de carro, ele deve entrar em contato com a sua seguradora e acionar a sua cobertura.Quem bateu no meu carro pode pagar a franquia do meu seguro?
Sim, a seguradora tem o direito de buscar reembolso de terceiros pelos custos dos reparos realizados no carro segurado. Se seu carro for atingido por outra pessoa e você precisar pagar a franquia, o primeiro passo é tentar um acordo com a pessoa responsável pelo acidente.O que a seguradora pode cobrar do culpado?
A seguradora pode cobrar do culpado o prejuízo do acidente? Sim, chamamos isso de sub-rogação. ➡️ Em REGRA: paga à indenização ao segurado, ocorre a sub-rogação da seguradora, que poderá exigir o valor pago daquele terceiro que ocasionou o dano.O que acontece se eu não pagar a franquia do seguro?
Em casos assim, você não precisa pagar a franquia de seguro e será ressarcido pela seguradora com o valor total das perdas ou no limite máximo de indenização estipulado na apólice.Bateram No Meu Carro! Quem Paga A Franquia??
Como cobrar a franquia do culpado?
Caso o culpado tenha fugido, ou se negue a pagar, os custos ficarão a cargo do segurado. Para evitar maiores prejuízos, este deve solicitar o reembolso da franquia. Em uma tentativa amigável, o segurado pode contatar o responsável pelo acidente, e informar o valor que deve ser pago, correspondente à franquia.Quem bate no carro é obrigado a pagar?
Na dúvida, basta lembrar da premissa deste conteúdo: quem deu causa ao acidente é o responsável por pagar os prejuízos. Se outra pessoa os pagou, tem direito a cobrar do causador.Sou obrigado a pagar franquia de terceiros?
Existe franquia de seguros contra terceiros? Você deve estar se perguntando se o seguro contra terceiros tem franquia. A resposta é não, ou seja, se você se responsabilizar por algum acidente de trânsito, não é preciso pagar nenhuma quantia a mais para a seguradora.O que o causador do acidente deve pagar?
As indenizações DPVAT possuem os seguintes valores para 2022: R$ 13.500 em caso de morte; até R$ 13.500 em caso de invalidez permanente, variando conforme a lesão da vítima (100% para total; 75% para as perdas de repercussão intensa; 50% para as de média repercussão; 25% para as de leve repercussão);O que acontece se o causador não pagar a seguradora?
Caso haja atraso no pagamento, o segurado pode buscar seus direitos na justiça. Vale lembrar que o segurado deve cumprir todas as obrigações previstas no contrato de seguro para ter direito ao pagamento do sinistro.Sou obrigada a pagar a franquia?
A franquia é a parte do prejuízo que o segurado deverá arcar em caso de sinistro. Por isso, dependendo da situação, não vale a pena acionar o seguro, pois, se o valor do conserto for menor do que o da franquia, o seguro não se responsabilizará. Nem sempre é necessário pagar a franquia para acionar o seguro.Como funciona a franquia em caso de colisão?
A franquia é um valor que o contratante deve desembolsar caso se envolva em uma ocorrência e precise acionar a seguradora. Este valor é cobrado apenas em caso de conserto do veículo do próprio contratante, e se o dano for parcial.Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?
Direito à reparação dos danos materiaisSe a outra pessoa foi a responsável pelo acidente, ela deve arcar com os custos do reparo. Isso pode ser feito diretamente, por meio de um acordo entre as partes, ou, se o outro motorista tiver seguro, a seguradora dele pode cobrir esses custos.
Quando não precisa pagar a franquia?
Franquia do carro há casos que não precisa ser pagaA franquia é uma participação obrigatória do segurado nos custos de perda parcial do veículo. Ou seja, se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total quando não ultrapassa 75% ou mais do valor do carro.