Os rituais das diversas obediências ensinam que a Estrela Flamígera é o símbolo do Companheiro por que: “O Companheiro é chamado a tornar-se um foco ardente, uma fonte de luz e calor.
Porque a estrela flamejante é o símbolo do Companheiro?
Ela é um ornamento que fica fixa na Abóbada Celeste sobre altar do Segundo Vigilante e é acesa durante o desenvolvimento do Ritual do Grau de Companheiro. A estrela Flam∴ é um emblema que representa o gênio que tem o intuito de nos levarmos à prática de grandes ações.
AS PALAVRAS DO COMPANHEIRO MAÇOM. A PALAVRA SAGRADA “JAQUIM(JAKIN)” O vocábulo “JAKIN” representa nos rituais, o aumento de salário que recebe o Aprendiz na sua elevação ao grau de Companheiro.
O Enigma das 33 Vértebras: O que a Bíblia e a Maçonaria Escondem de você
Qual é o salmo do companheiro maçom?
O companheiro maçom contempla no início de seus trabalhos a leitura do texto bíblico encontrado no livro do profeta Amós, capítulo 7, versículos 7 e 8 . Eis o Salmo do companheiro Maçom: Mostrou-me também assim: e eis que o SENHOR estava sobre um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na sua mão.
1. Deveres para consigo mesmo: administrar a vida com base em princípios morais e racionais, buscando o auto aperfeiçoamento. 2. Deveres para com a família: reconhecendo a família como a base da sociedade, dedicando amor e carinho à sua preservação.
Grande Arquiteto do Universo: A letra “G” pode representar o Grande Arquiteto do Universo, um termo utilizado pelos maçons para se referir à força criadora suprema, seja ela entendida como Deus, o Supremo Criador ou a Divindade universal.
O Compasso: O Compasso é, em Maçonaria, um dos máximos Símbolos, ao lado do Esquadro e do Livro da Lei, formando, com esses dois, o conjunto chamado de Três Grandes Luzes Emblemáticas da Maçonaria. O Compasso é um dos instrumentos de trabalho e um dos tributos da Maçonaria.
A Loja Simbólica é onde se trabalham os primeiros graus maçônicos. Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Os demais graus são trabalhados em corpos maçônicos específicos, a depender do rito maçônico adotado Mas todos os ritos maçônicos têm os três primeiros graus, que são trabalhados na Loja Simbólica.
Hoje os maçons se identificam publicamente, fazem propaganda, carregam adesivo no carro. Então não haveria problema em se identificar ao assumir um cargo público.
O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
Este livro oferece 50 instruções aos maçons do Segundo Grau, o de Companheiro, que também são relevantes para os Irmãos dos demais Graus ou para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre essa fase crucial do desenvolvimento humano na jornada maçônica.
É a continuação de um caminho de perfeição que o verdadeiro maçom tem traçado e que começou na sua cerimônia de iniciação. O Companheiro é reencontrado justamente no dia em que completa 5 anos, após ter vencido suas paixões, submetido sua vontade e progredido na Maçonaria.
significa o Venerável Mestre que está exercendo o Veneralato e MI – o Mestre Instalado que é um ex-Venerável Mestre, não está, dessa maneira, mais exercendo o cargo. a que pertençam, pois como nossa Ordem é universal e tem por base os mesmos princípios, as divergências ocorrerão em níveis de operacionalidade.”
erguido, olhar à frente, lábios cerrados, mão esquerda erguida, mão espalmada, polegar esquerdo em esquadro, mão direita em garra sobre o coração. recebidos.
Se “Boaz” é a senha dos aprendizes, a dos companheiros é “Jackin”, um termo hebraico e nome do quinto filho do rei Salomão. Já a dos mestres é “Tubalcaim”, personagem bíblica. Só sabendo estas palavras podem assistir a algumas reuniões e ter acesso a informações dentro da maçonaria.
A esposa do maçom, ou “Cunhada”, como é chamada dentro da fraternidade, desempenha um papel importante em atividades caritativas e sociais, ajudando a unir as esposas, filhas e viúvas de maçons.