Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Mas, afinal, o que é Tranca Rua? É uma entidade da umbanda e candomblé e considerada um dos Exus mais importantes e poderosos. Ele é frequentemente invocado para questões relacionadas à proteção, abertura de caminhos, negócios e questões materiais.
Segundo o entendimento de alguns, apesar de não ser um consenso, os Exus e Pombajiras estão ligados aos orixás, e aos domínios dos mesmos. Nesta concepção, Tranca Ruas teria ligação com o orixá Ogum, já Tranca Rua das Almas teria também ligação com Oxalá e Omolu.
Exu Tranca Rua das Almas gosta muito de cachaça, conhaque, uísque, charuto, velas pretas e vermelhas, cigarros e farofa. Essa é uma entidade poderosa, capaz de mudar a sua vida. Desse modo, deve ser respeitada ao máximo.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
O conjunto de exus agrupados sob o nome de Tranca Rua, por ser regido por Ogum, é associado não apenas à abertura de caminhos, mas também às lutas diárias das pessoas.
Todos termos que quando pronunciados e intencionados, acionam ações referentes ao a vibração de Pai Ogum. O fator pelo qual se dá a atuação do Orixá Ogum – quinta linha de Umbanda, é o da ordenação e Lei divina. Todos os Exus que respondem ao mistério Tranca Ruas, são por excelência Guardiões da Lei.
Dentro da Umbanda e demais religiões de matriz africana, o dia 24 de agosto é dedicado ao Exu Tranca Rua, uma das entidades mais conhecidas dentro desses cultos.
Ela é a Pombagira, rainha do cabaré Tranca Rua vem na frente, 'pra' dizer quem ela é A gargalha se repete, só que mais estridente e aguda que a anterior, pois Pombagira chegou! Ela se identifica como Pombagira cigana, e enquanto o sangue continua derramando pela sua pedra, a mesma gargalha alto e pede um cigarro.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
Tranca Ruas é um exu e espírito venerado nas religiões de matriz africana. A figura ficou conhecida após uma polêmica depois que a frase "Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas" foi exibida durante o show de Ludmilla no Festival Coachella, nos Estados Unidos, neste mês.
Na umbanda, quimbanda e outras religiões de matriz africana, Tranca Rua é uma entidade pertencente a um grupo de exus. Ele é reconhecido por sua função de purificar os caminhos espirituais do mundo. Em um show da cantora Ludmilla, o termo causou polêmica, atraindo acusações de intolerância religiosa.
Filho de Antônia Alves Torres e de Osmar Serafim dos Santos, de uma família numerosa de vinte e cinco filhos, Josimar desde cedo batalhou por melhores condições de vida.
O nome da entidade cultuada na Umbanda e em várias outras vertentes da afrorreligiosidade ganhou destaque nas últimas horas após uma projeção intolerante no show da cantora Ludmilla. Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos.
Agradar Tranca Rua das Almas requer respeito, devoção e busca por evolução espiritual. Ao seguir as orientações e práticas mencionadas neste artigo, você estará honrando essa entidade poderosa e fortalecendo sua conexão com o mundo espiritual.
Acender as velas na posição vertical, numa base resistente ao calor, não inflamável, como vidro ou metal. Não acender próximo a correntes de ar, ventiladores, ventiladores de teto, para evitar queima irregular e rápida, além de evitar surto de chamas e fuligem. Não acender velas em ambiente pouco ventilado.