Vida útil do catalisador. O catalisador que vem de fábrica no veículo é projetado para funcionar perfeitamente por, no mínimo, cinco anos ou 80 mil quilômetros.
Como saber se está na hora de trocar o catalisador?
Sinais de que o catalisador está com defeito
– Perda de potência no motor. Quando o motorista detecta que a potência do automóvel está prejudicada, esse é um possível sinal de que o catalisador está com problemas. ...
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
No geral, a troca do catalisador é recomendada a cada 80.000 km. Entretanto, essa troca pode ser necessária antes se o veículo for utilizado em condições severas, como em trânsito intenso ou em estradas com muitas subidas e descidas.
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O que faz danificar o catalisador?
“As principais causas de dano ao catalisador são falhas no sistema de ignição”, esclarece. O especialista explica que, como o componente trabalha em altíssimas temperaturas, o contato com combustível não-queimado pode ser fatal.
Após o catalisador automotivo ter percorrido cerca de 10000 Km já se iniciou um processo de desativação química e uma tendência à sinterização do material catalítico.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Esse indicador demonstra que há um problema no sistema de injeção do carro, que pode estar relacionado ao catalisador. Quando o catalisador está obstruído ou com algum dano interno, ele pode impedir a passagem de gases e provocar a ativação do sensor de oxigênio, o que gera o acendimento desse alerta no painel.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Posso andar com o catalisador estragado? Embora seja fisicamente possível circular com um veículo cujo catalisador está estragado, isso não é indicado, uma vez que podem ocorrer danos a longo prazo.
Entretanto, no fim da sua vida útil, esse material pode ser reciclado, recuperando esses metais preciosos contidos em seu substrato. Assim, os catalisadores usados passam a se tornar uma fonte secundaria para a obtenção desses metais preciosos, sem necessidade de extração dos recursos naturais.
Quantos CV ganha tirando o catalisador? O ganho em cavalos costuma ser pequeno, frequentemente na faixa de 5 a 10 CV para a maioria dos veículos de passageiros, e pode ser ainda menor em carros com sistemas de exaustão e gerenciamento de motor mais atuais.
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
Os catalisadores podem conter metais preciosos como paládio, platina e ródio. Surpreendentemente, alguns desses metais têm um valor mais alto do que o próprio ouro. Um exemplo disso é o ródio, um metal que muitas pessoas desconhecem, mas que já chegou a ter um preço 17 vezes maior do que o ouro.
Pancadas e raspões. O catalisador é feito com uma carcaça de metal, e por dentro, uma cerâmica onde se alocam os metais nobres responsáveis pela conversão dos gases. Se o motorista não tiver cuidado ao dirigir, corre o risco de o catalisador amassar e/ou quebrar internamente.
Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. Isso acontece pois a maioria dos carros modernos possuem dois sensores de sonda Lambda no escapamento.
Os principais sintomas de um catalisador entupido são: Superaquecimento do motor, Queda no desempenho do carro, Luz de injeção acesa no painel, Ruídos no sistema de escapamento do carro, Aumento no consumo de combustível, entre outros.
Com as máquinas, a limpeza profissional do filtro de partícula e do catalisador pode ser realizada em todos os tipos de veículos. Estas limpezas são cobradas entre R$ 900 e R$ 1.500 por limpeza para os filtros de partículas dos automóveis, caminhonetes e linha leve.
Uma vez que o processo de produção de um catalisador é complexo e envolve diversas exigências técnicas, não é possível realizar o seu conserto e, no caso de uma peça usada e recondicionada, ela pode não atender aos critérios de qualidade e garantia que somente um componente novo possui.
Deterioração nos componentes da ignição – componentes como cabos, velas, bobinas ou cilindros podem ter sofrido algum tipo de deterioração e não estar em pleno funcionamento, o que também compromete a performance do sistema de exaustão, gerando o alerta.
Ou seja, a retirada do catalisador ou a não substituição da peça em mal funcionamento resulta na perda de desempenho projetada para o veículo. Segundo Cláudio Furlan, gerente de vendas sênior da Umicore, a retirada é catastrófica para o meio ambiente.
Pode andar com o carro com o catalisador estragado?
Não é recomendado andar com o catalisador do veículo estragado ou danificado no Brasil. Isso ocorre porque a legislação brasileira exige que todos os veículos tenham um catalisador em funcionamento, e a retirada ou danificação dessa peça pode resultar em uma multa e até mesmo na apreensão do veículo.