No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.
Olá. Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração.
Quanto tempo a pessoa pode ficar com aparelho nos dentes?
No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.
Você sabe qual o tempo mínimo para usar aparelho ortodôntico?
Quando é a hora de tirar o aparelho?
O ideal é que o paciente faça uma consulta com o dentista para examinar a sua saúde bucal e, a partir disso, receba a indicação do método adequado para a harmonização do seu sorriso. O tratamento dura no mínimo 8 meses, e a pessoa pode ficar com o dispositivo na boca por um período de até 30 meses.
Se você cuidou bem e higienizou corretamente provavelmente não ocorreu nada nesse tempo de um ano. Mas usar aparelho por tanto tempo assim (4 anos) não é normal não. Por que esse tempo tão demorado? Volte ao ortodontista para verificar certinho e ver se precisa tirar o aparelho ou continuar o tratamento.
Com o correto alinhamento e engrenamento dos dentes, além de um sorriso perfeito, o rosto fica mais simétrico e atraente. Sendo assim, além dos benefícios dentários, o aparelho pode deixar o rosto mais bonito por meio da harmonização da área que compreende os tecidos e ossos da maxila, mandíbula e queixo.
Após a fase inicial de quase nenhum movimento dentário, o osso então sofre alterações significativas, e o dente começa a se mover mais rapidamente. Isso geralmente ocorre nas 2 ou 3 semanas seguintes, e também depende da quantidade de força ainda ativa no dente.
Na primeira fase do tratamento com aparelho dentário a evolução é rápida, sendo visível o ajuste dos dentes. É normal que, ao fim do primeiro mês de tratamento, já consiga ver resultados no seu sorriso. Ainda assim, o resultado final demora mais algum tempo.
Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.
É importante frisar que não existe uma idade limite para o tratamento ortodôntico. A principal diferença é, que quando somos crianças, os ossos da face ainda estão se desenvolvendo, e por isso é mais fácil para o dentista realizar essa movimentação.
Assim sendo, quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar às posições com as quais estavam mais familiarizados, ou seja, às antigas colocações. Isso porque a estrutura óssea, a musculatura e os tecidos moles da boca precisam se adaptar ao novo posicionamento e à nova mordida.
É normal o dente separar depois de tirar o aparelho?
Meses ou anos em tratamento com aparelho ortodôntico —boca machucada, bráquete solto, incômodo com o ferrinho— a fim de corrigir a posição dos dentes e melhorar sua aparência e funcionalidade e, depois de um tempo, eles se separam. Sim, pode acontecer!
Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.
Normalmente a gente começa a ver as pequenas diferenças. após uns três, quatro meses, principalmente se seu dente tiver muito alinhado, muito fora do lugar. Então esse é um período que a gente começa a observar. as maiores diferenças que as maiores diferenças.
Não é comum. Um caso bem planejado e bem executado (isso depende da colaboração do paciente também), geralmente não dura todo esse tempo, pois existem riscos.
A Associação Americana de Ortodontia (AAO) recomenda que a primeira avaliação ortodôntica aconteça entre os 5 e 7 anos de idade, ou assim que erupcionados os primeiros dentes permanentes(1).
O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.
No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.
O que acontece se ficar 1 ano sem fazer manutenção do aparelho?
Desse modo, a falta de manutenção e de comprometimento com relação aos cuidados está diretamente associada à demora do tratamento, já que o aparelho deixa de aplicar a força para corrigir o problema bucal. Além disso, se os acessórios não forem trocados, podem acumular resíduos e afetar a higiene e a saúde bucal.