A taquipneia, também conhecida como respiração acelerada, pode ser provocada por vários motivos, por exemplo, asma, bronquite, pneumonia, gravidez, síndrome do pânico, estresse, asfixia, ansiedade, enfisema pulmonar, edema pulmonar e insuficiência cardíaca.
A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. O termo médico para falta de ar é dispneia. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras. Elas podem usar as palavras “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, etc.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Claudicação (do latim claudicare, mancar) é um termo médico usado geralmente para se referir ao comprometimento da capacidade de caminhar (marcha), seja por dor, desconforto, dormência ou cansaço nas pernas que piora progressivamente durante uma caminhada e é aliviado pelo repouso.
Torpor: mal-estar, causado por doença específica ou induzida, associado à diminuição da sensibilidade e do movimento corporal. Traqueostomia: abertura da traqueia no meio interno para o externo para passagem de ar com colocação de uma cânula. Trombose: formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é "Fezes" mesmo, porém, termos relacionados incluem "Melena" para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e "Diurese", para a produção e excreção de urina.
Astenia (ou debilidade) – consiste em uma sensação de cansaço ou exaustão na ausência de força muscular; Fraqueza muscular – é um sintoma sem motivos aparentes, que caracteriza diversas condições de saúde e pode surgir por variadas causas.
O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.
A fadiga é um sintoma médico de um desgaste que pode ser físico ou mental e que vai além do simples cansaço. A pessoa acaba se sentindo sem energia para realizar suas atividades corriqueiras, sentindo uma imensa necessidade de repousar e também pode ter alguns sintomas adicionais, como dores de cabeça, por exemplo.
O delirium é um estado mental anômalo, não uma doença. Apesar de o termo ter uma definição médica exata, utiliza-se, muitas vezes, para descrever qualquer tipo de confusão.