O Avocado é a variedade mais consumida no mundo e é também o menor da família dos abacates, o que aumenta o interesse em seu consumo. A variedade Hass tem qualidade superior, tanto em sabor quanto em vida útil. Sua polpa é altamente concentrada em vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Nas variedades do grupo A, as flores abrem primeiro como femininas pela manhã, fechando-se no fim da manhã ou no início da tarde. No dia seguinte, essas mesmas flores abrem como masculinas pela tarde. Nas variedades de abacate do grupo B, as flores abrem como femininas no início da tarde do primeiro dia de floração.
Esta fruta contém um alto teor calórico e bastante gordura, mas é uma "gordura do bem", essencial para o bom funcionamento do corpo. Além disso é utilizado como ingrediente para cosméticos naturais. Época de colheita: Pode ser colhido o ano todo, mas principalmente de abril a maio.
Das mais de 500 variedades de abacates que existem no mundo, Manteiga é a mais conhecida. Possui frutos grandes em formato de pêra, polpa macia e não fibroso. O abacate manteiga se adequa mais a regiões de clima subtropical ou tropical úmido, com temperaturas diurnas entre 18 e 25 graus.
O avocado é uma das espécies que mais são comercializadas no Brasil. Sua casca é verde escura e sua safra é concentrada em fevereiro e setembro, em solo brasileiro. Esse é aquele tipo de abacate que tem o tamanho menor, além do preço do kg ser elevado.
De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes.
Quanto tempo leva um pé de abacate para dar frutos?
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
Um truque interessante é observar a região onde o galho estava preso. Retire o cabinho do abacate e veja a cor da área exposta. Se for verde, o abacate está bom para consumo. Se estiver amarela, a fruta ainda está verde, e se for marrom, ela já passou do ponto.
São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. O período de safra é de fevereiro a agosto.
"Se sim, ao retirá-lo, cheque a coloração no local onde estava. Marrom indica que o abacate está muito maduro; verde está ideal para o consumo; amarelo ou mais claro indica que não está pronto para o consumo", diz Oliveira.
A variedade Hass de abacate é a mais interessante comercialmente no mundo, principalmente devido à sua qualidade superior, sabor e longa vida útil. Nos Estados Unidos da América, a variedade Hass responde por 80% da produção, enquanto na Califórnia, América e Grécia esse percentual varia.
Ainda assim, outras variedades são cultivadas do País, sendo as principais: avocado (Hass), breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde e quintal, o que permite que o País produza a fruta o ano todo, com a entressafra de uma variedade sendo complementada pelo início de outra.
Quintal como a preferida e de maior volume comercializado, devido principalmente a aparência bonita e brilhosa, casca livre de manchas, polpa saborosa, amadurecimento rápido, preço acessível, caroço pequeno e que, quando transformado em vitamina, não confere sabor amargo a bebida.
Já o avocado, queridinho do mercado internacional, é a variedade mais plantada em todo o mundo e é o menor da família, com alta concentração de vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
A primeira dica é você observar a casca do seu abacate. que está uniforme, depois aperte levemente, se estiver macio é sinal que tá pronto pra consumir, muito firme, ele ainda não amadureceu, mole demais é sinal de que já passou o ponto. Observe também a cor, se estiver na amarela.