A fábrica de cabeçote para CB 300 desenvolve o componente que nada mais é do que a parte superior do motor da moto, onde estão localizadas as válvulas e as câmaras de combustão. O cabeço desempenha um papel crucial no desempenho do motor, influenciando a eficiência da queima de combustível e a potência gerada.
acabando com barulho de cabeçote Twister CB 300 tornado XRE ( trampo feito em casa )
O que faz trincar o cabeçote da moto?
Problemas com superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor. A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.
A adaptação do motor para a nova Honda XRE 300 resultou em problemas de superaquecimento no propulsor, que posteriormente geraram a trinca do cabeçote e vazamento de óleo.
As duas motocicletas ganharam fama por conta das famigeradas trincas no cabeçote, além do enforcamento e até o derretimento das válvulas. No caso da CB 300 e também da XRE 300, há uma deficiência na mistura de ar/combustível no processo de combustão na câmara do motor.
O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.
Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário
O cabeçote do motor pode empenar devido ao superaquecimento ou ao desgaste natural. Um cabeçote empenado não tem a capacidade de vedar adequadamente, levando a vazamentos de óleo ou água e, eventualmente, falhas no motor.
Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.
O que acontece quando o cabeçote da moto está ruim?
Esse problema pode levar a vazamentos de fluido, perda de compressão e outros problemas sérios no motor. Identificar e corrigir uma junta do cabeçote danificada é crucial para garantir o bom funcionamento e a longevidade do seu veículo.
Entre as causas para a queima da junta de cabeçote, trinca ou empenamento no cabeçote do motor está no superaquecimento. O elo mais fraco dos dois é a junta de vedação do cabeçote.
2. Trincas ou Rachaduras. O cabeçote pode desenvolver trincas ou rachaduras devido ao calor extremo gerado durante a operação do motor. Essas trincas podem permitir vazamentos de líquido de arrefecimento ou óleo e afetar o desempenho.
Até então aonde eu sabia essa moto era vendida com a historia de que não tincaria mais o cabeçote, pois era cronico ate os modelos 2012. A moto consta todas as revisões feitas na fabrica e mesmo assim veio ocasionar a trinca com 52.000km.
Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava. Por isso, reforçamos: não postergue a solução!
Perda de potência e alto consumo de combustível e óleo: A queima da junta do cabeçote pode causar uma série de sintomas, incluindo perda de potência, aumento no consumo de óleo e combustível, e falhas na partida do motor.
O custo para retificar um cabeçote de moto dependerão do tipo de moto, na extensão do trabalho necessário e na região. Basicamente, a retífica de cabeçote de moto custará cerca de R$ 1000, um pouco a menos que o carro, justamente por ser mais simples.
A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.