Características básicas laje h8 O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12.
Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos. Já as treliças H8 são indicadas para obras de menor porte, como construções residenciais e comerciais com até dois pavimentos.
A treliça H8 é uma estrutura de ferro composta por barras de aço CA-50 nervuradas, entrelaçadas e soldadas em forma de "H", com uma altura nominal de 8 cm.
Lajes pré-fabricadas com Vigota de concreto armados são usada principalmente como laje de forro para residências, pelo seu baixo custo. Vão livre máximo 4,50m.
Vão de 5 metros: qual viga usar? Se o vão é de 5 m, você pode usar uma viga de concreto armado de 40×14. Sendo 40 cm de altura (ou largura) e 14 cm de espessura (ou comprimento). Ela pode ser utilizada em diversas aplicações na construção civil, como suportar lajes, paredes ou outras estruturas do edifício.
Possibilidade de executar grande vãos: uma estrutura leve e com resistência equivalente proporciona mais liberdade para a estrutura trabalhar, com as lajes treliçadas é possível vencer vão de até 12 metros.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO. Indicada para alvenaria de vedação, a Lajota da Cerâmica Básica está disponível em oito modelos: Lajota H5 – Piso, Lajota H6, Lajota H7, Lajota H8, Lajota H10, Lajota H12, Lajota H16 e Lajota H20. O consumo por m² é de 12, 17 ou 20 peças, de acordo com o modelo.
Em dúvida se a laje treliçada h10 Jurere Leste é a melhor opção para o seu negócio? Saiba que ela é indicada para lajes de forro ou piso, sendo melhor que a h8 para esse fim.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
Laje H8: Indicada para ser utilizada como forro, é adequada para vãos menores, pois suporta apenas o telhado, a caixa d'água e pessoas realizando algum serviço. Laje H12: Indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que exigem maior altura, como por exemplo, um sobrado.