O Senhor disse: “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:36–37). A fé em Jesus Cristo nos ajuda a estarmos preparados para o Julgamento Final.
1Coríntios 5:12-13 NVT. Não cabe a mim julgar os de fora, mas certamente cabe a vocês julgar os que estão dentro. Deus julgará os de fora. Portanto, eliminem o mal do meio de vocês.
O Evangelho Mateus descreve sobre isso e diz: ”Não julguem para que não sejam julgados” (Mateus 7:1). O conselho principal não é a forma como vamos julgar alguém, mas que de forma alguma devemos fazer julgamento. Completa ele, pois à medida que medirdes vos medirão também.
O Juízo Final, realizado por Jesus no último dia, com a separação de eleitos e condenados, conforme narra o evangelho de Mateus foi associado ao Apocalipse. O texto de Mt 25,34.34 diz: “Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo”.
Fazer julgamento - Versículos sobre julgar o próximo
O que diz Mateus 7 24?
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei?
Declarou-lhe Jesus: “Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto.
"O julgamento de Deus será justo. A Bíblia diz em Atos 17.31: "Porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos." Ninguém escapará do julgamento.
Já vi várias pessoas dizendo que a forma de alinharmos este texto de Mateus 15, com o de 1 Coríntios 2.15-16, onde Paulo diz que o homem espiritual julga todas as coisas, é entender que julgar coisas é muito diferente de julgar pessoas.
O Evangelho que a Igreja proclama nesta segunda-feira gira em torno do julgamento: "Não julgueis", proclama Nosso Senhor, "e não sereis julgados", e dá em seguida a razão dessa proibição: "Pois vós sereis medidos com a mesma medida com que medirdes".
Jesus é o único que pode defender-nos no julgamento, pois foi Ele quem pagou o preço da redenção daqueles que O aceitaram. Portanto, Ele é o defensor, mas também será o executor da punição.
Onde está escrito na Bíblia que não devemos julgar para não ser julgado?
“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).
É um pecado grave contra a justiça em razão da grave injúria que inflige sobre o próximo, que tem direito de preservar sua reputação até mesmo em nossos pensamentos internos, até que haja prova do contrário.
O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós. E por que reparas no argueiro que está no olho de teu irmão, mas não atentas para a trave que está no teu olho?
A Bíblia diz que o Juízo Final vai acontecer no fim dos tempos, depois da segunda vinda de Jesus. O Juízo Final é um tribunal: Deus será o juiz e todas as pessoas que alguma vez existiram serão julgadas. Todos ressuscitarão para esse julgamento.
Seremos também julgados pelo “livro da vida” que é mantido nos céus (ver D&C 128:6–8). “Todos nós (…) compareceremos ante o 'tribunal do Santo de Israel (…), então (…) [seremos] julgados de acordo com o santo julgamento de Deus' (2 Néfi 9:15.)
Eclesiastes 12:14 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, até mesmo tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.
Realmente, somente a Deus cabem os julgamentos. O evangelista Mateus nos traz Jesus orientando a não julgarmos (Mt 7, 1), pois seremos julgados à mesma medida em que julgarmos.
24 Mas o próprio Jesus não confiava neles, porque conhecia a todos, 25 E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele, comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
E não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, sobretudo agora que vocês veem aproximar‑se o Dia.