Em meio à ditadura militar, iniciou-se no Corinthians o período denominado de Democracia Corinthiana. O movimento, que durou de 1982 até 1984, foi encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon.
Quem liderou as manifestações da Democracia Corinthiana?
Fora dos gramados liderou a Democracia Corinthiana e foi uma voz política durante toda a sua vida. Há exatos 70 anos nascia Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou então, Doutor Sócrates. Nascido em Belém do Pará, Sócrates se tornou uma das figuras mais emblemáticas do futebol brasileiro.
Logo, assessorados na parte de marketing pelo famoso publicitário corinthiano Washington Olivetto – que, aliás, criou o termo Democracia Corinthiana –, os jogadores vestiam camisas por baixo da camisa oficial de competição com dizeres contrários à política da época: “eu quero votar para presidente” e “diretas já” eram ...
Quem foi o técnico do Corinthians durante o período da Democracia Corinthiana?
O futebol brasileiro perdeu um importante ícone no final da noite desta quinta-feira. Mário Travaglini, técnico do Corinthians durante o período da Democracia, morreu em São Paulo aos 81 anos.
Foi então que alguns jogadores do Corinthians revolucionaram a gestão do time, transformando-a em um sistema democrático. A Democracia Corinthiana durou alguns anos e começou a perder força em 1984, quando Casagrande foi para o São Paulo e Sócrates se transferiu para a Fiorentina.
A democracia ateniense não era perfeita nem absoluta. Ela excluía mulheres, estrangeiros e escravos da participação política, refletindo as limitações e preconceitos da sociedade da época.
O Botafogo de Ribeirão Preto, onde Sócrates iniciou sua carreira futebolística e a Fiorentina, clube italiano onde jogou na década de 1980, decretaram luto oficial.
E deu certo: o Timão conquistou o título após vencer o Cruzeiro na decisão. Vanderlei Luxemburgo comandou a seleção brasileira em 34 partidas, entre 1998 e 2000, com um aproveitamento de 69,60%, sendo 21 vitórias, oito empates e cinco derrotas.
foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.
Péricles, o inventor da democracia é dividido em quatro partes – “Atenas antes de Péricles”, “Democracia e imperialismo”, “A Atenas de Péricles” e “Péricles ou O Político”. A primeira parte é dedicada ao estabelecimento de uma genealogia de Péricles, ou, antes, a uma genealogia da própria democracia grega.
Quem foi o jogador símbolo da Democracia Corinthiana?
Em meio à ditadura militar, iniciou-se no Corinthians o período denominado de Democracia Corinthiana. O movimento, que durou de 1982 até 1984, foi encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon.
Origens na antiguidade. Clístenes foi um reformador de Atenas que ampliou o poder da assembleia popular e que é considerado o pai da democracia ateniense.
Chamado de “Doutor” não só pela forma com que tratava a bola, mas também por ser formado em medicina, Sócrates sempre foi um talento no meio de campo do Corinthians. Sócrates entra para a história do Corinthians por ter feito a torcida aprender com ele dentro e fora das quatro linhas.
Quem era o presidente quando o Corinthians foi rebaixado?
Fora de campo, o Corinthians aprovava a saída formal da MSI do clube e crescia o movimento que pedia a saída do presidente Alberto Dualib. Dentro das quatro linhas, Willian, uma das poucas grandes novidades vindas da base, foi negociado nem bem marcou seus primeiros gols pelo clube, empobrecendo ainda mais o elenco.
Entre 1933 e 1934, o Corinthians contratou o uruguaio Pedro Mazzulo para dirigir a equipe agora profissional, se tornando o primeiro técnico do clube nesta nova era. Naquele período, também surgiram os atacantes Zuza e Teleco, dois dos mais importantes da história do alvinegro.
O Corinthians empatou por 0 a 0 com o Fluminense, na noite deste sábado, no Maracanã, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou o Timão temporariamente da zona de rebaixamento.
Quem era o técnico do Corinthians quando ele foi rebaixado?
O técnico Nelsinho Baptista fez mistério na escalação, o time atrasou 15 minutos para entrar em campo, mas, quando o jogo começou, foi o Grêmio que abriu o placar.
Oswaldo de Oliveira relembra conquista do Corinthians no mundial de 2000. Oswaldo de Oliveira, técnico Corinthiano da conquista do Mundial de Clubes de 2000, relembrou dos momentos inesquecíveis daquela data, no jogo festivo do aniversário de 113 anos do Corinthians contra o Real Madrid; Confira!
Ídolo do Corinthians, Sócrates cresceu santista. Tanto que quis jogar no peixe antes de se aposentar. Em sua passagem pela Vila, o Doutor disputou 47 partidas e marcou 14 gols, no período de 1988 a 1989.
Sócrates lutou contra a dependência de álcool e enfrentou problemas de cirrose. O ídolo do futebol brasileiro morreu em dezembro de 2011, aos 57 anos, em decorrência de um choque séptico.