O Óleo de Citronela é excelente opção para usar em tochas e lamparinas, além de ter a mesma função de óleos minerais para tochas, com a vantagem de afastar aqueles insetos que perturbam a vida da gente.
Dica: Encha o refil com óleo para tocha pelo menos uma hora antes de acender, pois o pavio precisa absorver o óleo para que ele se mantenha o tempo todo aceso.
Quer saber como funciona? Molhe um pouco a tocha e pronto! É assim que funciona o óleo de citronela, combustível muito mais seguro para o manuseio em comparação com o óleo diesel e a gasolina. Ele é indicado para diferentes tipos de tochas em uso doméstico.
Óleo de Citronela para Tochas, Lampiões e Lamparinas
Qual o líquido que vai na tocha de bambu?
Como Fazer Tocha de Bambu
Na parte superior, faça um espaço para encaixar o recipiente que conterá o combustível (como querosene ou óleo de parafina) e o pavio. Assegure-se de que o recipiente esteja bem fixado para evitar vazamentos.
A gasolina segue como a opção mais vantajosa para abastecimento de veículos em todos os estados brasileiros. De todo modo, vale a pena conhecer as principais diferenças entre a gasolina e o etanol. – A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo.
Para utilizar o óleo é muito fácil. Basta encher o recipiente da lamparina, recolocar o pavio e regular o tamanho, de aproximadamente 1 cm dele para fora, aguardar 5 minutos para o pavio absorver o óleo e já pode acender.
Produto altamente inflamável, o recipiente de uma tocha de bambu tem capacidade para aproximadamente 250ml, usando este óleo sua capacidade de ficar acesa varia de 4 a 6 horas.
“Durante o transporte da tocha, a chama se mantém acesa com a ajuda de camadas de proteção em seu interior contra o vento e a chuva. Em conjunto, uma mistura de gases de propano e butano alimenta o fogo durante todo o trajeto”, explicou Favaro.
Por muitos anos a tocha foi feita de aço. Isso não ajudava, já que além de muito pesada, ela ainda esquentava bastante por conta do aço ser um grande condutor de calor. Com o avanço da tecnologia e também do design isso foi modificado. Hoje em dia, a tocha é de alumínio, o que faz ela ser muito mais leve e prática.
No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.
O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados; que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor. Na verdade, gorduras saturadas raramente passam pelo processo de oxidação. Segundo Grootveld, o melhor óleo para cozinhar e fritar é o AZEITE.
O melhor Fluído para transferência de calor é aquele que possui uma aditivação adequada para atuar com eficiência em sistemas fechados de transferência de calor, características que são encontradas nos Óleos da linha VARMEGI RF da CADIUM LUBRIFICANTES.
Espanta insetos em geral, traças, formigas e mosquitos. Bactericida, age como desinfetante e desodorizador de ambientes. Anti-inflamatório, também trata reumatismos e articulações é útil também em infecções, gripes e resfriados.
Coloque o Óleo de Citronela no lampião ou recipiente do tocheiro, saturar o pavio no fluido, antes de acender e não fixar o pavio mais alto que 1,5cm sobre o topo da tampa metálica.
OBS.: Há relatos da adição de querosene no óleo de citronela, a fim de facilitar a combustão. A querosene, se ingerida ou aspirada, pode provocar toxicidade pulmonar. A adição deste e/ou outros solventes pode levar a quadros de intoxicação, característica do solvente utilizado.
Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes. Por isso, é importante que sejam projetados e fabricados com materiais específicos para esse tipo de combustível.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
Lembre-se: para manter a lamparina acesa,.... Isso mesmo. Você tem que usar todo o óleo, comprar uma lamparina maior, e ir com tudo, fazer uma fumaceira e assustar até mosquito. Neste ano, se você for um gestor comercial, de equipes ou de você mesmo, leve a sua lamparina e não deixe de colocar óleo todo dia.
Lamparina feita de uma lampada queimada,usando óleo ou querosene como combustível. Uma ótima ferramenta para apagões e situações de emergência,sem risco de aquecer e trincar o vidro pois a lampada e feita para suportar altas temperaturas.