Onde significa no lugar em que, no qual lugar, e junta-se a verbos que encerram a idéia de quietação; aonde significa para o lugar que, para o qual lugar, para que parte, para que lugar, e junta-se a verbos que encerram idéia de movimento".
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
Além de ser um pronome relativo, o termo “Onde” também é um advérbio de lugar e faz referência a um lugar fixo, estático, isto é, sem movimento. Assim, “Onde” pode ser substituído pelas expressões na qual, no qual ou em que.
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos.
A indicação é de localização, portanto, “onde” deveria ter sido utilizado; Já no exemplo 2, a ideia é de movimento, transmitida pelo verbo ir, logo, o adequado seria utilizar “aonde”; O objetivo é encontrar a localização, por isso, “onde” deveria ter sido utilizado.
Diferenças entre “onde” e “aonde” Apesar de serem semelhantes tanto na escrita quanto na função, ambas servem pra indicar lugar, mas cada uma tem um uso específico. A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento.
O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.
– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
Quando usar aonde? Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
Onde ou aonde você pensa que vai, questiona a mãe. As pessoas pensam que vão a algum lugar, não é mesmo? Desse modo, o correto é aonde (aonde você pensa que vai).
Pequenas Dicas de Português aonde= use- com verbos que indicam movimento e aonde usa-se com verbos que indicam permanência. Depende, se vc estiver falando de pessoas é onde vamos. Se vc estiver falando de lugar é aonde vamos. Se refere a movimento, portanto: "Aonde vamos?" é o correto.
Aonde: Ao contrário do advérbio onde, que indica permanência, o advérbio aonde indicará ideia de movimento, lugar para o qual se vai, destino/direção. Se você ficar em dúvida, observe se o verbo com o qual o advérbio onde se relaciona exige a preposição a.
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
“Tem”, sem acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do singular (“ele”, “ela” e “você”). “Têm”, com acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do plural (“eles”, “elas” e “vocês”).
II -Aonde: Indica também lugar em que algo ou alguém está, porém quando o verbo que se relacionar com “onde” exigir a preposição “a”, deve-se agregar esta preposição, formando assim, o vocábulo “aonde”. Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplos a seguir: Aonde você irá depois das visitas?
OBS: “Onde” somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.