Uma bandeja oferecida a dois Orixás: a esquerda, uma costela de rês assada com 7 ripas coberta com farofa feita do caldo do assado, dois ovos cozidos, um tomate, uma laranja cortada em quatro partes, ofertada ao Orixá Xangô.
Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.
(...) essa família de orixás funfuns é a daqueles que utilizam o efum (giz branco) para enfeitar o corpo. São-lhes feitas oferendas de alimentos brancos como: pasta de inhame, milho, caracóis e limo da costa.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa.
Descrição (iconografia) Uma bandeja oferecida a dois Orixás: a esquerda, uma costela de rês assada com 7 ripas coberta com farofa feita do caldo do assado, dois ovos cozidos, um tomate, uma laranja cortada em quatro partes, ofertada ao Orixá Xangô.
Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade. Por consequência, suas oferendas remetem à fecundação e um dos alimentos mais explorados para esse fim é o ovo.
Resumidamente nas festas em homenagem ao Òrìsà Ògún, pães são distribuídos aos filhos e demais pessoas presentes. Muitos acreditam que a cerimônia ocorre em razão do sincretismo de Ògún com Santo Antônio e em razão dos pães desse santo.
É um bolinho de feijão fradinho moído e cozido ao vapor, embrulhado em folha de bananeira. É um prato típico da culinária baiana. Também faz parte da comida ritual do candomblé. É feito com a mesma massa que o acarajé, temperado com azeite de dendê e camarão seco.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Todo o povo de Ejibô comia inhame pilado. E tanto seu comia inhame em Ejibô que já não se dava conta de plantá-lo. E assim, grande fome se abateu sobre o, povo de Oxalá. Oxaguiã foi consultar Exu, que o mandou fazer sacrifícios e procurar o ferreiro Ogum, que naquele tempo viva nas terras de Ijexá.
"A feijoada tem uma característica africana. O feijão preto é utilizado para divindade de Ogum e para outras divindades também. Esses grãos que são tão presentes em todas as comidas votivas desses orixás e de outras divindades também estão na relação africana.
Obá come conquem, cabra e pato. Dança tapando com a mão o lado do rosto onde cortou a orelha. Yansã é conhecida também por Oyá e quando é Oyá Bali comanda os eguns, dona dos mortos. É o orixá dos ventos e das tempestades.
Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
O FRUTO É OFERECIDO A OSSAIN. ORIXÁ: NA UMBANDA É ASSOCIADA AOS ORIXÁS XANGÔ E OXALÁ. NOS CULTOS DE NAÇÃO É ASSOCIADO AO ORIXÁ OXOSSI. CURIOSIDADES:OS FRUTOS (ABACATE) SÃO NUTRITIVOS PARA O HOMEM, MAS SÃO TÓXICOS PARA ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS.
Segundo o ewo ou quizila (regras de conduta para os iniciados do candomblé que estabelecem o que eles não podem comer ou fazer), os filhos de Iemanjá não devem comer pimenta e sal, quiabo, abacaxi, mamão, uva vermelha e frutos do mar e nem usar a cor vermelha.