Zé Pelintra é uma entidade espiritual adotada pela Umbanda, mas que surgiu no Catimbó, crença de origem nordestina. Orixá da traquinagem, da brincadeira e da diversão, ele é considerado o patrono dos bares, dos locais de jogo e das sarjetas.
Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.
Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem. Por vezes, incorpora em giras de exus ou em giras de pretos-velhos, embora não seja de nenhuma dessas duas linhas de trabalho.
A pessoa que tem o Zé Pilintra como guia espiritual é geralmente descrita como carismática, alegre, extrovertida e comunicativa. Ela tem um forte senso de justiça e é muito protetora em relação àqueles que ama. É uma pessoa que gosta de ajudar os outros e tem uma grande empatia pelos menos favorecidos.
Quem incorpora Zé Pelintra na CDO é o Cristian, que chamam de Cris, pai de santo do terreiro. Cris é um homem alto e magro, na casa dos 40 anos, charmoso.
É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão. Conhecido como um espírito bondoso e divertido, Zé Pilintra é frequentemente invocado para ajudar a proteger crianças e jovens, bem como para trazer alegria e diversão à vida das pessoas.
Quais são os nomes masculinos dos Malandros? Nomes masculinos: Zé Pilintra, Zé da Luz, Zé Malandro, Camisa Preta, Zé do Coco, Sete Navalhas, entre outros. Os malandros gostam de receber suas oferendas em encruzilhadas, morros de favela e pés de coqueiro.
Zé Pelintra é reconhecido como um protetor espiritual e o banho com sua energia pode fortalecer a proteção contra energias negativas, inveja e ataques espirituais.
Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.
Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.
A Linha dos Malandros na Umbanda tem como regência principal Pai Ogum e Pai Oxalá, isso significa que eles são grandes ordenadores e direcionadores da fé, da fé em si mesmo, da fé diante das adversidades, da fé em acreditar que independente do que aconteça a vida vai melhorar, os problemas ficarão pra trás e tudo vai ...
Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Zé Pretinho, um representante da falange dos Malandros.
Zé Pilintra Zé Pelintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente incorporado em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.
Zé pelintra é um espírito muito iluminado, tanto que também se manifesta nos centros espíritas kardecistas, mesmo sua grande maioria dizendo o contrário, porém ele não vem com aquelas características de malandro com que ele se apresenta na umbanda e sim como um mentor.
O dia 07 surge porque o número possui diversos simbolismos, tanto para religiões de matriz africana, sendo um dia relacionado a Exu, quanto para o próprio Zé Pelintra.
tendo uma pessoa que não tá numa fase boa mesmo. Filho de Zé Pilintra também já tá ali naquela recaída, não tá passando por uma fase também muito boa, ele sempre tenta ajudar o próximo. independente da sua fase. Terceira característica, essa é uma característica muito.
Merece destaque o arquétipo do malandro incorporado à entidade do sincretismo religioso denominada Zé Pelintra. Em algumas produções artísticas, assim como no imaginário popular, a entidade é considerada capaz de romper com os grilhões que aprisionam os fracos e os oprimidos.
a gente utiliza a vela bicolor pra ser o Zé Pilintra. vermelha e branca. Pode utilizar a vela toda branca pode, mas se você quiser deixar tudo bonitinho certinho, caso você tenha uma dificuldade. em entender como que é a vibração dessa entidade, essas duas cores vão te ajudar a vibrar.
LINHA DOS MALANDROS NA UMBANDA O Sagrado pelas energias dos excluídos, este é o significado dos Guias Malandros na Umbanda, atuam na força de OGUM, o mais querido e conhecido de todos é o MESTRE ZÉ PELINTRA...
Então quando um guia, ele vem e ele coloca ali no nome dele o sete, por exemplo, Exu das sete encruzilhadas, significa que ele domina. todos os campos vibracionais das encruzilhadas, tudo que quer que tem relação com encruzilhadas, ele domina o caboclo.
CACHAÇA DE ZÉ PILINTRA 🥃🎲 A cachaça Artesanal do Zé Pelintra, envelhecida em tonéis de carvalho, cultivada sem agrotóxicos, com cana de açúcar selecionada manualmente, destilação é natural, em tonéis de madeira nobre de Carvalho, o que é um dos grandes diferenciais, resultando em uma bebida mais fina e rica em sabores ...