Quais países dirigem do lado direito? São mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Tailândia.
Na Itália, como no Brasil, os veículos trafegam pelo lado direito da estrada. Posso dirigir um carro na Itália com uma carteira de motorista brasileira?
Por isso, o tráfego pelo lado direito ficou conhecido como mão francesa, enquanto o do lado esquerdo recebeu a alcunha de mão inglesa. Nos Estados Unidos, uma ex-colônia britânica, a adoção do tráfego pela mão direita teve início também em 1.700.
Por que os carros tem o Volante do lado direito em alguns países ? | 📺 208
Qual é o lado do motorista na Espanha?
Quais são as principais regras? Na Espanha se dirige pelo lado direito, o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e existem limites de velocidade em todas as estradas. São eles: 120 km/h em autoestradas e autopistas; 90 km/h em estradas convencionais e 30 km/h em áreas urbanas.
Na Alemanha (e em toda a Europa continental), você dirige à direita e ultrapassa à esquerda. Ao contrário de alguns países, isso significa que em cruzamentos você deve olhar e dar a preferência aos veículos à sua direita.
Contudo, a Inglaterra e outros 55 países no mundo adotam a mão inglesa, onde o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias.
Na Coreia do Sul, os veículos circulam do lado direito da estrada. A idade mínima para dirigir é 18 anos. No entanto, a maioria das locadoras de veículos exige que os motoristas tenham pelo menos 21 anos, às vezes 25, para determinadas categorias de veículos.
Os pedestres devem caminhar sempre do lado direito, ciclistas e motoristas do lado esquerdo. A preferencial entre um veículo e pedestre, é sempre do pedestre.
O Brasil, assim como quase todos os outro países da América do Sul, segue o padrão mundial de direção. Para facilitar a dirigibilidade e visibilidade do condutor, os carros possuem o volante ao lado esquerdo e, portanto, conduzem pelo lado direito.
Vale destacar que alguns países já adotaram carros com volante do lado direito no passado, mas deixaram de usá-los. É o caso da Itália (até 1920), Portugal (até 1928) e Argentina (até 1945).
Quais países dirigem do lado direito? São mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Tailândia.
Por outro lado, a Inglaterra se manteve com o fluxo à esquerda. Assim, boa parte das localidades que outrora foram colônias inglesas também seguiram desta forma, de modo que, hoje, países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Índia seguem adotando a chamada “mão inglesa” até os dias atuais.
A regra foi renovada entre os governos dos dois países nesta segunda-feira (15) e estabelece que quem possui uma CNH válida e tenha residência há menos de seis anos pode solicitar o documento italiano sem precisar passar pelo processo de ter aulas em autoescola ou realizar exames práticos e teóricos.
A realidade não é exclusiva da Inglaterra: também se dirige do lado esquerdo em outros 55 países e territórios na Ásia, África, Europa, Oceania ou nas Américas, segundo o levantamento Ways of the World: A History of the World's Roads and the Vehicles that Used Them ("Caminhos do Mundo: Uma história das estradas do ...
Na Europa, há apenas quatro países que dirigem oficialmente à esquerda: o Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre. São mais 13 na África e 15 na Ásia, incluindo Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Singapura. Leia também: 8 curiosidades sobre universidades do mundo.
O motivo disso é bem simples: a maioria das pessoas era destra, usando sua espada com a mão direita. Para que ela ficasse livre e do lado certo para um eventual duelo (o que não era raro naquele tempo), era preciso andar desse lado. Se a pessoa viajasse do lado direito, seu lado esquerdo estaria totalmente exposto.
Na Escócia, a condução faz-se pelo lado esquerdo. A maior parte das vezes é fácil, mas tenha cuidado nessas situações: Ao sair de um lugar de estacionamento, tenha especial cuidado. Quando conduzir numa estrada de faixa única, pare do lado direito para se cruzar com outros veículos.
Sim, na Inglaterra o volante é na direita e a circulação de veículos é toda ao contrário do que estamos habituados. Nos primeiros 30 minutos a nossa cabeça estranha, mas depois vai embora e acostuma com o “tudo ao contrário”. O mais complicado é trocar a marcha com a mão esquerda, já que todo o resto é igual.