Há outros tipos de berilo, como o heliodoro (de coloração amarelo-esverdeada) e o berilo verde (na cor verde-claro). Devido à proximidade de tonalidades, a esmeralda e o berilo verde podem, de fato, serem confundidos entre si a olho nu.
É bastante procurada por aqueles que desejam adquirir joias com pedras verdes. A tonalidade da turmalina verde pode variar de esmeralda a verde-oliva, e é frequentemente utilizada em combinação com outras pedras preciosas, como diamantes e safiras.
Qual a diferença entre esmeralda e turmalina verde?
A turmalina verde é menos cara do que as esmeraldas e pode ter uma cor semelhante à peridot, com uma gama de tonalidades de verde. É considerada uma alternativa às esmeraldas e peridotas devido à sua durabilidade, cor e custo.
Procure por falhas usando uma lupa comum ou de joalheiro.
Segure-a de modo que a luz a atinja em um ângulo oblíquo e em um raio estreito, se possível. Se vir pequenas falhas ou padrões irregulares na pedra, ela provavelmente é real, embora não necessariamente seja uma esmeralda.
Além de ser classificada como um ciclossilicato, que são rochas, que são compostas por silicato, na qual compõem cerca de 90% da crosta terrestre. As primeiras minas de esmeralda conhecidas foram no Egito, datado de pelo menos 330 a.C até 1700.
Você conhece o Mercado da Esmeralda? Quanto custa uma Bruta ou Lapidada?! Vem Comigo!
Como reconhecer uma esmeralda?
Segure-a de maneira que a luz a atinja em um ângulo oblíquo, e então procure por pequenas falhas, padrões irregulares e bolhas de gás no interior da pedra. São sinais que podem indicar uma esmeralda verdadeira e natural.
As inclusões podem ser sólidas, líquidas ou gasosas, e tornam uma esmeralda única. Uma esmeralda com inclusão é mais valiosa do que uma normal. Observe a pedra com uma lente de aumento. Isso lhe permitirá ver imperfeições que não são visíveis a olho nu.
O nível da esmeralda natural de acordo com essa escala é 7,5 Mohs, enquanto a zircônia esmeralda apresenta maior durabilidade: 8,5 Mohs. A gema com maior dureza e durabilidade é o diamante, sendo classificado com 10 Mohs, daí que vem a frase de que diamantes são eternos.
As cores da esmeralda podem variar entre os tons de verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado ou azul-esverdeado. Geralmente, o tipo de esmeralda é determinado pela cor. Quanto mais escuro for o tom do verde, mais valiosa é a pedra.
Também conhecido como Aventurina, o Quartzo Verde é uma das pedras mais conhecidas para o trabalho de cura. Pedra da vitalidade, da esperança e do crescimento que favorece o equilíbrio e a harmonia física, emocional, mental e espiritual.
A esmeralda é uma pedra preciosa de cor verde, que pertence à família do mineral berilo. Sua tonalidade pode variar de tons mais claros para os mais escuros. A gema é considerada uma das mais belas, raras e valiosas do mundo, sendo a mais nobre entre as pedras.
A turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc.
Jade (do francês jade; em espanhol piedra de la ijada, "pedra do flanco") é uma pedra ornamental muito dura e compacta, variando, na cor, de esbranquiçada a verde-escura. Designa a associação de dois minerais, a forma em nefrita da actinolite e um mineral chamado jadeíta.
Esmeralda Indiana: originária da Índia, é conhecida por sua cor verde escura e qualidade. Esmeralda da Tanzânia: originária da Tanzânia, pode variar em cor de verde claro a escuro, com algumas pedras apresentando inclusões visíveis.
Esta é uma questão muito aberta, uma esmeralda de um quilate pode custar de $ 10 até $ 10.000 dólares ou mais, dependendo das qualidades que a pedra possui. Peso em quilates também é um grande fator; uma esmeralda de 2 quilates e de qualidade comparável a uma pedra de 1 quilate de $ 3.000 não custará $ 6.000.
Topázio-imperial: É uma pedra exclusiva do Brasil, que tem uma cor que varia de amarelo a vermelho-cereja. É uma das pedras mais raras e caras do mundo, que tem uma qualidade excepcional e um brilho intenso.
e foi construído sobre 12 camadas de pedras de alicerce ornamentadas de pedras preciosas: A primeira camada era de jaspe; A segunda de safira; A terceira de calcedônia; A quarta de esmeralda; A quinta de sardônio; A sexta camada era de sárdio; A sétima de crisólito; A oitava de berilo; A nona de topázio; A décima de ...
“Uma opção bonita e barata é a esmeralda fusion, que une fragmentos da pedra em fusão com cristal de rocha”, explica a empresária Priscila Casz. O produto só é diferente nas laterais, que ficam mais claras que na pedra original.
Portanto, o primeiro passo é observar a cor da pedra. A esmeralda em específico possui uma cor verde-escuro ou azul-esverdeado. Após identificar a cor pura da esmeralda, procure por falhas ou inclusões na pedra. Isso porque as esmeraldas naturais costumam ter pequenas impurezas em sua estrutura.
As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas podem ser encontradas também no Brasil — na Serra da Carnaíba na Bahia; em Itabira nas Minas Gerais; e em Campos Verdes em Goiás —, na Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente ou opaca, sendo as variedades mais preciosas transparentes.
Após a limpeza, é o momento de energizar. Essa energização pode ser feita com a luz do Sol, (alguns minerais podem sofrer danos se expostos ao Sol por longas horas, alertamos no site) bem como com a energia da Lua.