As plantas venenosas, como a comigo-ninguém-pode, a dedaleira, a bico-de-papagaio, a mamona ou a espirradeira, possuem substâncias tóxicas capazes de causar intoxicações graves caso sejam ingeridas, inaladas ou entrem em contato com a pele.
O óleo de mamona (ou olho de rícino), velho conhecido de quem sofre de prisão de ventre, é produzido a partir dessas sementes. Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta.
Existem várias outras plantas que podem provocar acidentes graves. Como exemplos, podemos citar ainda o pinhão-roxo, a mandioca-brava, o jasmim-de-caiena, o chapéu-de-napoleão, a espirradeira e a urtiga.
A mamona, também conhecida como Ricinus communis, contém uma quantidade altíssima de ricina, veneno que, mesmo em pequenas quantidades, é capaz de matar um ser humano.
7 Plantas Tóxicas Mais PERIGOSAS e VENENOSAS Que Você Deve Tomar CUIDADO
Qual planta causa ataque cardíaco?
A espirradeira contém uma substância chamada oleandrina. Quando ingerida, causa problemas estomacais. Em casos mais graves, ataca o coração, causando parada cardíaca. Por isso, a espirradeira está entre as flores tóxicas mais perigosas!
Nascida da Ásia, a Justicia gendarussa Burm. f. é uma planta que carrega grande poder em suas estruturas. Ela é popularmente conhecida como abre-caminho, vence-tudo, vence-demanda e quebra-demanda, transcende a mera beleza ornamental.
A fruta da mancenilheira (Hippomane mancinella) é a grande campeã quando se trata de perigo. Ela é tão mortal que ganhou um lugar no Guinness World Records como a fruta mais perigosa do mundo.
A tetrodotoxina é um dos venenos mais poderosos encontrados na natureza. Para se ter uma ideia, bastam dois gramas da substância para matar uma pessoa. A tetrodotoxina é produzida por bactérias e acumulada pelos baiacus em seus órgãos e pele.
Goiaba. A fruta com mais agrotóxicos no período observado foi a goiaba. Das 283 amostras analisadas, 115 apresentavam resíduos de defensivos agrícolas não autorizados, ou seja, 40% da amostra. Segundo a análise, 18 amostras tinham resíduos acima do permitido.
As sementes da mamona possuem um revestimento bastante duro, portanto a mamona deve ser mastigada para liberar o veneno. As bagas da ervilha-do-rosário contêm abrin, uma toxina relacionada e ainda mais potente que a ricina. As bagas podem ser fatais se ingeridas. As crianças podem morrer após mastigarem uma única baga.
Quais são as plantas que não podem ficar dentro de casa?
PLANTAS POLÊMICAS PARA EVITAR DENTRO DE CASA.
CACTOS. > Têm espinhos, por isso são considerados hostis e com energias negativas no feng shui pelo fato de que, literalmente, machucam se esbarramos ou tocamos neles. ...
A ricina mata ao interferir no metabolismo celular, o processo químico mais básico para sustentar a vida. A criação de proteínas essenciais é bloqueada, levando à morte da célula. Vítimas de intoxicação por ricina costumam sofrer vômitos, diarreia e convulsões por até uma semana antes de morrer por falência de órgãos.
Crisântemos. Essas flores são utilizadas para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva, sendo essas as flores preferidas para ser oferecida no dia de finados e no dia de todos os santos.
Ricina é um veneno que pode ser formado a partir de sobras de resíduos após o processamento de sementes de mamona (fonte do óleo de rícino). Pode ser fabricado sob a forma de pó, aerossol ou grãos, ou pode ser dissolvido em água ou em um ácido fraco. Temperaturas muito altas ou muito baixas não afetam a ricina.
As principais plantas tóxicas são o Antúrio, Comigo-Ninguém-Pode, Copo-de-Leite, Chapéu-de-Napoleão, Coroa-de-Cristo, Bico-de-Papagaio, Mamona, Espirradeira, Mandioca-Brava, entre outras.
Por exemplo: os famosos termogênicos, como é o caso do chá de gengibre, devem ser evitados por pessoas com pressão arterial alta - exemplifica. E não pense que essa restrição é exclusividade de chás mais energéticos.
Causas. Há diversos fatores que podem causar a arritmia cardíaca, como hipertireoidismo, diabetes, e hipertensão. No decorrer do tempo, ela causa danos à estrutura do coração e aos pulsos elétricos, de modo a alterar os batimentos cardíacos.
As plantas venenosas, como a comigo-ninguém-pode, a dedaleira, a bico-de-papagaio, a mamona ou a espirradeira, possuem substâncias tóxicas capazes de causar intoxicações graves caso sejam ingeridas, inaladas ou entrem em contato com a pele.
A toxicidade da comigo-ninguém-pode ocorre pela presença, principalmente, de cristais de oxalato de cálcio em formato de ráfides e drusas. Essa substância é capaz de provocar irritação, uma vez que as ráfides atuam como verdadeiras agulhas, perfurando as mucosas.
Também conhecida como Espirradeira, flor-de-são-josé, loureiro-rosa, loandro-da-índia, oleandro, entre outros, essa espécie é considerada a planta mais venenosa do mundo.