SOBRE A SAIA DE POMBA GIRA ROXO E PRETO TRAJES DONA ANA: Essa saia é de pomba gira que usa o roxo e o preto em suas danças. Culturalmente usada para A Majestosa Mulambo. Sua saia possui os babados soltos que encantam por onde passa, e contem 7,5 metros de roda.
E a vela roxa, vela favorita da minha pomba, gira mulambo, sempre fica uma de sete dias nos pés dela. Bem, a gente usa vela roxa em rituais, em feitiços relacionados à mente, ao psíquico. A gente também usa vela roxa.
tem Exu e pomba gira, que parece que eles complementam a energia, como esse caso de morcego e Maria mulambo, como pomba gira rosa, caveira e Exu caveira, o show das sete encruzilhadas, pomba gira das sete encruzilhadas.
rainha do cabaré, Pomba Gira Rosa vermelha da praia, Pomba Gira Maria Padilha da praia, Pomba Gira cigana 7 ondas, Pomba Gira cigana 7 praias, Pomba Gira Maria Quitéria da praia, pomba gira rainha das rosas, pomba gira rosa negra do cais.
De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”
Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.
As Pombas Giras das Almas são espíritos de grande benevolência, sabedoria e dedicação ao trabalho que realizam, com total amor aos seus próximos: irmãos desencarnados que necessitam de amor e esclarecimentos sobre sua condição. Ela não faz trabalhos para o mal, pois ela trabalha na luz!
Maria Mulambo ou Maria Molambo é uma falange de pombajiras da Umbanda e da Quimbanda. Entre as oferendas mais comuns para a entidade, estão sete rosas, o marafo e saia de cetim. Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas – Linha de Oyá/Iansã.
Quando o rei morreu, seu filho, que era o esposo de Mulambo, assumiu o trono, mas ela era muito mais amada pelo povo, o que despertou a inveja do marido.
Entre as oferendas mais comuns para esta falange estão: padê de farofa com dendê, champanhe, cigarros, brincos, pulseiras, colares e velas, além de rosas vermelhas. Suas cores preferidas geralmente são o vermelho e o preto.
A Maria Mulambo é uma pombagira que, segundo Mariana, dá vida, tira do lixo e leva ao luxo. “Quando falo de luxo, falo de força, de presença, de coragem, de boa comunicação e autoestima. Mesmo sendo um arquétipo feminino, as pombagiras também estão ligadas aos homens e eles devem cultuar.