Os preenchimentos permanentes sintéticos são de dois tipos: gel de polímeros (silicone líquido/Aquamid®), microesferas de polímeros não degradáveis suspensas em veículo inabsorvível (Metacrill®) ou reabsorvível (ArteFill®/Artecoll®).
O polimetilmetacrilato (PMMA) é uma substância plástica de caráter permanente, que também pode ser utilizada como preenchedor mas, seu uso para fins estéticos, apesar de ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Em suma, o preenchimento facial definitivo nada mais é que um procedimento estético capaz de oferecer mais conforto e segurança por meio da harmonização facial.
Lipoenxertia : tecnia que consiste na utilização da gordura do próprio corpo do paciente para preencher sulcos e rugas profundas, promovendo o rejuvenescimento.
O preenchedor mais utilizado e mais conhecido pelas pacientes é o ácido hialurônico (ex: Restylane®, Juvederm®), que possui duração entre 6 meses e 18 meses, dependendo da densidade do produto.
Diferença de PMMA e Ácido hialurônico? Preenchimento permanente ?
Qual o preenchimento mais resistente?
honeycomb: esse é o modelo mais resistente entre as opções anteriores. Apresenta maior resistência em todas as direções, com pouco acréscimo no tempo de impressão.
Os tratamentos com Restylane Volyme duram pelo menos 18 meses. Os tratamentos com Restylane Kysse duram até pelo menos 1 ano. Restylane Volyme e Restylane Kysse são preenchedores que proporcionam volume e forma para uma aparência equilibrada.
Morais realiza preenchimentos com o ácido hialurônico, que é uma substância presente no corpo humano, mas que também pode ser produzida em laboratório. Esse tipo de preenchedor é reabsorvível e costuma durar de seis meses a dois anos, dependendo da densidade utilizada.
Resultados Graduais: Se você está buscando resultados imediatos para um evento específico, como um casamento, os preenchedores podem ser a melhor opção. Se você está disposto a esperar e deseja resultados mais sutis e duradouros, os bioestimuladores de colágeno podem ser mais adequados.
A harmonização full face procura deixar o rosto cheio ou completo. Ou seja, tem como finalidade realizar um preenchimento facial de forma não cirúrgica, para que as características naturais do paciente sejam ressaltadas e o rosto fique mais harmônico.
Trata-se do LaserFiller® by Fotona, um combo de tratamentos que tem a capacidade de firmar a pele e fixar os pontos de sustentação do rosto de forma mais natural do que os preenchedores que costumam ser usados para isso. O protocolo combina dois lasers, o Erbium:YAG e o ND:YAG.
Juvederm® Hoje, penso, é a marca mais relevante no mercado. Não há empresa com tantos artigos publicados sobre preenchedores como tem a Allergan com toda a linha Juvederm. Isso traz segurança para o profissional e paciente, e aí está o grande curinga da marca.
Restylane e Restylane Refyne são preenchedores de ácido hialurônico usados para reduzir linhas e rugas e proporcionar uma aparência refinada e natural. As áreas que podem ser tratadas são, por exemplo, olheiras, linhas finas ao redor da boca e dos olhos, linhas de marionetes e sulcos nasolabiais.
Dos dois bioestimuladores de colágeno, a Sculptra é a que possui mais tempo de duração, podendo notar os resultados das sessões por até 25 meses. A Radiesse, por ter um efeito mais imediato e função também de preenchimento, tem uma duração mais curta, por volta de 12 a 18 meses.
O Radiesse® é composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio, substância com estrutura semelhante à que compõe ossos e dentes. Por isso, além de estimular o colágeno, funciona como preenchedor para restaurar o volume na região de aplicação, tanto em tratamentos faciais quanto corporais.
O que fazer primeiro Bioestimulador ou preenchimento?
Se o paciente apresenta algum grau de flacidez facial com perda de volume, por exemplo, emagreceu demais, perdeu gordura facial ou pelo envelhecimento já tem perda óssea, flacidez ligamentar, precisará primeiramente ser submetido ao preenchimento que devolverá o volume perdido e depois melhorar a qualidade da pele com ...
A aplicação de PMMA deve ser discutida com um médico, pois é um tratamento que possui vários riscos, podendo causar complicações como infecção ou alergia, e não é indicado para utilização em grandes áreas do corpo como glúteos ou pernas, por exemplo.
O hidrogel é temporário, porque será absorvido pelo corpo em cerca de dois anos após a aplicação. O que é PMMA? PMMA é uma técnica de bioplastia muito parecida com o hidrogel. Um produto chamado polimetilmetacrilato é injetado também em pouca quantidade e com a mesma finalidade de preenchimento de rugas e deformidades.
Carbone alerta que o PMMA pode causar graves complicações à saúde dos pacientes. “O que acontece é que ele pode gerar graves consequências. Por ser um polímero sintético, derivado de plástico, ele pode acabar causando infecções, granulomas, levando pacientes até embolia e até a óbito”, alertou.
Ácido Hialurônico Reticulado: A reticulação é um processo químico que “cruza” as moléculas de ácido hialurônico, tornando-o mais denso e viscoso. Esta forma de AH é mais comumente usada em preenchimentos dérmicos porque tem maior durabilidade e pode fornecer estrutura e volume.
Juvéderm e Restylane têm resultados semelhantes a longo prazo. O Juvéderm pode funcionar um pouco mais rápido e, em alguns casos, pode durar mais - isso tem um custo um pouco maior. Seu fornecedor pode recomendar um preenchedor em detrimento de outro, com base nas suas necessidades e na área a ser tratada.