“Crianças com TDAH e QI superior (≥120) tendem a apresentar menos erros de omissão e comissão em testes visuais e auditivos comparadas às crianças com QI médio (70-120), mesmo após controlar variáveis como idade e gênero”.
“A superdotação e o TDAH são bem diferentes, embora algumas pessoas com TDAH possam parecer mais inteligentes devido ao pensamento acelerado. No entanto, enquanto o TDAH envolve desatenção e hiperatividade, prejudicando a aprendizagem, a superdotação destaca-se pela inteligência acima da média.
Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...
superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...
Pessoas com TDAH são mais inteligentes? ( Desmitificando o TDAH )
Qual é o QI de uma pessoa com TDAH?
Em relação à inteligência geral, os grupos de crianças com dislexia (QI médio=96, DP=10) e com TDAH (QI médio=103, DP=8) tiveram desempenho classificado como médio na WISC-IV.
No Brasil, por exemplo, o QI médio é de 87, em Portugal 95, Argentina 96, Itália 102, Alemanha 102, Espanha 99, França 98, Estados Unidos 98, China 100, Reino Unido 100, Angola 68, Moçambique 64, Japão 105 e os campeões são Hong Kong e Coréia do Sul 106.
O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa.
Tagarelice. A criança fala, fala e fala, interrompendo conversas com frequência. A fala excessiva acontece porque ela procura verbalizar seus pensamentos assim que possível para que ela mesma consiga compreendê-los. Caso contrário, pode até esquecer o que ia dizer ou do assunto principal.
Isso pode ser um grande desafio para quem tem TDAH, afinal, são indivíduos com maior dificuldade para priorizar tarefas e se manter focado por muito tempo. Dessa forma, coisas aparentemente simples, como lavar a roupa, se tornam tarefas complexas, pois a distração tende a dificultar o processo.
A princípio, podemos nos afastar da ideia de que indivíduos com TDAH possuem QI acima da média da população geral. De fato, a literatura aponta evidências contrárias.
Criatividade. As pessoas que vivem com TDAH muitas vezes resolvem problemas de maneiras interessantes ou criativas. Muitas crianças com TDAH têm uma imaginação ativa ou desfrutam de jogos de fantasia.
Uma pessoa que tem TDAH possui dificuldades para manter a atenção em uma única tarefa, o que faz com que observe diversos detalhes rapidamente, de forma inquieta, o seu cérebro funciona de uma forma mais acelerada.
A desatenção pode levar a datas e compromissos importantes perdidos, sentimentos de solidão e abandono por parte da pessoa que não tem TDAH, mas também pode levar ao tédio.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
Quem convive com indivíduos com TDAH às vezes não consegue compreender a intensidade de suas reações e pode se irritar com seu comportamento indeciso. O afastamento de pessoas próximas acaba contribuindo para a sensação de inadequação e baixa autoestima desses indivíduos.
O documento contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço .
O TDAH não é considerado uma deficiência oculta, mas se alguém com TDAH deseja utilizar o cordão de girassol como um meio de expressar sua jornada ou conscientizar os outros, isso é completamente válido.
Entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; Entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; Entre 70 e 80 denota debilidade mental fronteiriça; Abaixo de 70 revela debilidade mental definida.