O fenômeno do crescimento no Brasil do grupo religioso chamado genericamente de “evangélicos”, que reúne fiéis de igrejas protestantes, pentecostais e neopentecostais, tem levado estudiosos a elaborarem a hipótese de que o país está passando por uma “transição religiosa”, deixando de ser uma nação predominantemente ...
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Concentra-se em especial na Ásia e na África, mas ganha novos adeptos de maneira impressionante na Europa, nos EUA e nas repúblicas da ex-União Soviética. Estima-se que, a partir do ano 2000, o islamismo será a religião predominante, ultrapassando o cristianismo.
Igreja Cristã Evangélica (Brasil) 41.000 (em 2016). Igreja Verbo da Vida 40.000 membros (em 2018). Igreja Videira 40.000 membros (em 2018). Igreja de Cristo 15.000 membros (em 2022).
Igrejas evangélicas: o que explica proliferação de templos no Brasil?
Quais as religiões que mais crescem no Brasil?
Crescimento dos estabelecimentos religiosos no país é liderado por igrejas pentecostais e neopentecostais. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado nesta quinta-feira (07), revela um surpreendente crescimento dos estabelecimentos religiosos no Brasil nos últimos 20 anos.
Tanto em termos percentuais como totais, o islamismo é o principal grupo religioso que mais cresce no mundo e prevê-se que se torne o maior do mundo até ao final do século XXI, ultrapassando o cristianismo.
Uma pesquisa de 2004 pela BBC em 10 países revela a proporção da população "que não acredita em Deus", varia entre 0% (Nigéria) e 39% (Reino Unido), com uma média aproximada de 17% dos países pesquisados.
Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.
Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (13) pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião. Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres representam 58% dos evangélicos e são 51% entre os católicos.
No Brasil, o estado da Bahia é o quarto com maior número de pessoas sem religião; o primeiro é o Rio de Janeiro. A cidade com o maior número de ateus é Chuí, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o censo de 2010 do IBGE.
Até o fim do século, muçulmanos irão superar os cristãos como o maior grupo religioso do planeta, mostra pesquisa. Publicado em 6 de março de 2017 às 06h00. Última atualização em 6 de março de 2017 às 06h00. São Paulo – O islamismo é a religião que mais cresce no planeta.
Líder religioso e político do Oriente Médio, Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim (571-632) entrou para a história como Maomé — ou Muhammad, com preferem seus seguidores —, o fundador do islã.
"O Brasil continuará um país de maioria católica, os evangélicos crescerão ainda, mas os sem religião passam a ser uma possibilidade que tem de ser observada."
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
Igreja Universal do Reino de Deus (1.873.243 membros) Igreja do Evangelho Quadrangular (1.808.389 membros) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1.561.071 membros)