4 ESTUDO DE CASO: HAVAIANAS A Grendene pode hoje ser considerada forte concorrente direta da SPASA, pois atua nos mesmos segmentos de gênero – masculino, feminino e infantil – e também faz distribuição de seus produtos de forma massiva.
Sobre nós. A Alpargatas é uma multinacional brasileira centenária, dona das marcas Havaianas e Rothy's, além da empresa de tecnologia ioasys. Presentes em mais de 130 países, nos tornamos líderes globais da indústria de calçados abertos.
Na década de 90, a marca muda sua estratégia de marketing, se reposicionando no mercado, o que transforma o status das sandálias Havaianas e seu público-alvo, que passa a ser homens e mulheres, de todas as faixas etárias, classes A e B, com um perfil descolado e easy going.
Qual o relacionamento da marca Havaianas é nosso tema Segmentação de mercado?
Qual o relacionamento da marca Havaianas é nosso tema segmentação de mercado? Em 1997, deu-se início ao processo de diferenciação e segmentação de mercado da Havaianas que ampliou o número de linhas de sandálias, acompanhando o fenômeno mundial de atendimento a segmentos cada vez menores de usuários.
Havaianas: “Levar a alegria de viver do brasileiro” O propósito “Levar a alegria de viver do brasileiro” é legitimado tanto no tom leve e divertido da comunicação, quanto na diversidade de cores, temas e modelos inspirados na moda e em nosso jeito irreverente de ser.
Como a Havaianas mudou o seu segmento de mercado? Os elementos-chave da estratégia da Havaianas eram um foco constante na inovação de produtos; uma estratégia global consistente de marketing e comunicação; e respostas rápidas e flexíveis aos gostos dos consumidores.
Quanto a missão da organização, a Alpargatas estabelece que sua razão de ser está relacionada a: “conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidade social e ambiental”.
Qual a principal estratégia de marketing adotada pelas Havaianas?
A estratégia de marketing de influência em Havaianas foi e é constantemente aperfeiçoada, com o objetivo de aumentar cada vez mais a conexão com seus consumidores, para expandir uso de diferentes produtos, para dar visibilidade de seus constantes lançamentos, nos mais diferentes territórios de atuação.
A partir do sucesso deste produto, a Havaianas ampliou seu mercado e se tornou globalizada. A estratégia de gestão da marca no exterior se baseava em quatro pilares: pessoas, promoção de eventos, assessoria de imprensa e projetos especiais com lojas.
O principal diferencial competitivo, segundo eles, é se posicionar na mente do cliente. Até há alguns anos a marca estava posicionada na mente do consumidor como um produto barato, prático e confortável, ou seja era um produto popular.
A São Paulo Alpargatas é uma das maiores companhias brasileiras de calçados, artigos esportivos e tecidos industriais. Em 1962, a empresa inova com o lançamento Havaianas, a primeira sandália de borracha 100% nacional.
Quais são os valores da empresa Havaianas? Para cumprir tal missão, a empresa sustenta-se em valores como ética, inovação, satisfação dos consumidores, respeito às pessoas e comprometimento.
A marca Havaianas passou a ser conhecida com o modelo de sandália, contendo a bandeira do Brasil na tira, lançada para a Copa do Mundo de Futebol de 1998 na França.
Qual a missão visão e valores da empresa Havaianas?
A marca Havaianas, apresenta como missão “Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os accionistas, funcionários, fornecedores e clientes, actuando com responsabilidade social e ambiental”.
A Havaianas passou a destacar a origem 100% brasileira do produto, o que explicava seus preços mais competitivos em comparação com alguns concorrentes, ao mesmo tempo em que reforçava um forte senso de identidade associado ao produto.
Nossa história começa em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi, foi desenvolvido no Brasil. A inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori. Feita de borracha e com o formato de grão de arroz como textura da palmilha, nascia um clássico.
Quais os três pilares de crescimento das Havaianas?
Quais os três pilares de crescimento das Havaianas? Serão três pilares de trabalho: internacional, aceleração de vendas on-line e expansão do portfólio.
O que a empresa Havaianas teve que fazer para aumentar suas vendas?
Como a marca Havaianas agrega valor aos seus clientes? Por isso investiram em revistas de moda, como a Vogue e na TV, utilizaram de testemunhais de celebridades, uma tática utilizada para agregar valor ao produto e valorizar o homem comum. A partir daí, as Havaianas começaram a ganhar status de um produto cult.
Quem vende mais Havaianas ou Ipanema? Atualmente a Havaianas detém quase metade do mercado de chinelos no Brasil, com quase 45%, onde a segunda colocada é a Ipanema da Grendene com 25% de participação.
Qual o elemento chave da estratégia da Havaianas para conquistar seu consumidor?
Qual a principal estratégia de marketing adotada pelas Havaianas? Os elementos-chave da estratégia da Havaianas eram um foco constante na inovação de produtos; uma estratégia global consistente de marketing e comunicação; e respostas rápidas e flexíveis aos gostos dos consumidores.
Case de sucesso, também chamado de estudo de caso, é um tipo de conteúdo que apresenta histórias de clientes reais que tiveram resultados positivos com o produto ou serviço de uma empresa. Mas a intenção desse conteúdo não é apenas juntar gráficos de desempenho ou simplesmente mostrar como o cliente está feliz.
A Alpargatas é uma empresa brasileira fabricante de calçados. Ela é líder do segmento na América Latina. Dona de marcas como Havaianas, Osklen, Topper Argentina e Dupé, também detém as licenças da Mizuno.
Trabalhamos hoje protegendo o amanhã. Com visão sistêmica, realizamos negócios sustentáveis que geram impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, com transparência, ética e integridade.