Viscose: Bem parecido com a Tricoline, a Viscose também possui um toque de algodão, é fácil de costurar e não escorrega. Sua diferença, porém, está na sua leveza, não ficando armado como a Tricoline. A Viscose é excelente para abusar na criatividade para peças de verão, pois além de leve é um tecido bem fresquinho.
Viscose. A viscose também é um tecido com um toque de algodão e que pode ser encontrado com diferentes tipos de estampados. Porém, ao contrário do tricoline, a viscose tem um caimento bem menos armado.
A viscose amassa mais do que em relação ao algodão tricoline e tende a ter um encolhimento maior, em média de 2 cm. Quando usar: excelente para pessoas que priorizam o conforto. A viscose é mais adequada para o calor. É um tecido de ótima respirabilidade, muito leve e de excelente caimento.
Oxford e o tricoline são tecidos com características bem distintas. O oxford é um tecido mais grosso e encorpado, geralmente utilizado em peças mais estruturadas, como camisas sociais, enquanto o tricoline é mais leve e macio, sendo utilizado em peças mais confortáveis, como roupas de cama e vestidos.
O percal é conhecido por sua textura macia e sedosa, resultante da torção fina e densidade de fios mais elevada. Ele também é conhecido por ser mais resistente e durável do que o tricoline. Por outro lado, o tricoline é mais rígido e firme, com uma textura mais grosseira devido à densidade de fios mais baixa.
O que é um Tecido TRICOLINE e o que fazer com este Tecido de ALGODÃO
Qual é o melhor tecido para fazer lençol?
O tecido de algodão é uma das opções mais populares quando se trata de tecido para lençol de qualidade. Com sua maciez e durabilidade, o algodão proporciona um toque suave à pele, garantindo noites de sono mais confortáveis.
Viscose: Bem parecido com a Tricoline, a Viscose também possui um toque de algodão, é fácil de costurar e não escorrega. Sua diferença, porém, está na sua leveza, não ficando armado como a Tricoline. A Viscose é excelente para abusar na criatividade para peças de verão, pois além de leve é um tecido bem fresquinho.
Enquanto o popeline tem um toque macio e fluido, o tricoline é mais rígido e tem uma textura mais “crocante”. Em termos de qualidade, o popeline é geralmente considerado um tecido mais sofisticado e de alta qualidade, enquanto o tricoline é considerado um tecido mais básico e acessível.
O tecido ideal para a confecção de jalecos conta com diversos fatores, como a durabilidade, conforto, resistência a manchas e até mesmo o estilo. Dois dos tecidos mais conhecidos são a Gabardine e o Oxford, mas além disso, também temos a Sarja, tecidos de Microfibra e Poliéster.
FLEECE. O tecido FLEECE pode ser utilizado tanto em peças de moda casual, moda fitness, como leggings de inverno, e também em pijamas de frio. Tem ótima proteção térmica e cai bem na confecção de casacos, moletons, blusas, calças e outros.
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
As malhas naturais ou mistas, como o algodão, são perfeitas para os dias mais quentes do verão. Outra sugestão é procurar materiais mais soltos e fluidos, que acabam ficando mais larguinho no corpo. Isso ajuda muito. Por ser uma fibra natural, o algodão permite que a pele respire, evitando que o suor fique no corpo.
O Gabardine é um tecido de alfaiataria, elegante e sofisticado, que nunca sai de moda. O poliéster em sua composição, proporciona uma maior resistência e praticidade, além de ter um excelente custo benefício. Por ser mais encorpado, tem um ótimo caimento para a confecção de roupas sociais.
Os tipos de tricoline incluem a tricoline comum, que é um tecido leve e macio adequado para a maioria dos projetos de costura, a tricoline penteada, que tem um acabamento mais refinado e pode ser usado em projetos mais sofisticados, e a tricoline com elastano, que é mais elástica e confortável, ideal para roupas que ...
Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.
Se o seu foco for praticidade, o material que menos amassa é o gabardine. O tricoline é o que mais amassa, não podendo ser colocado de qualquer jeito na bolsa. Se o seu foco for manutenção do branco por mais tempo, o gabardine é o material que menos amarela.
CANVAS –tecido super resistente. Ele pode ser sintético, mas o tecido canvas 100% algodão é excelente para confecção de bolsas, sapatos, casacos e artigos da moda casa como jogos americanos e almofadas.
1. Percal. Esse tipo de tecido é o mais comum para lençóis no Brasil e se caracteriza por ter uma alta densidade de fios (a partir de 180 por polegada quadrada).
O tricoline é um tecido 100% algodão. A fibra natural do algodão é a matéria-prima para tecidos bem leves e fresquinhos. Sabe aquela camisa que você coloca e sente que o corpo “respira”? Com certeza ela é feita de fibras naturais!
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
Quantos fios fazem um bom lençol? A resposta depende também do material, mas, de forma geral, Thomsen recomenda entre 200 e 400 fios para o dia a dia. “As tramas são mais fechadas, resistentes e o toque é macio e confortável”, diz ela.
As principais diferenças estão nas suas características. O algodão é um tecido leve e macio, com excelente absorção de umidade e capacidade de respiração. Já o percal é um tecido mais resistente, com uma trama mais fechada e um toque mais firme e encorpado.