A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C. Consulte a página de especificações do produto [ark.intel.com] (ark.intel.com) para determinar os detalhes de modelos específicos do processador.
O que acontece se o processador chegar a 100 graus?
Tanto para o processador como para outros componentes do computador, ficar trabalhando constantemente em uma temperatura alta tende a diminuir o tempo de vida desses componentes, além de gerar instabilidade e redução de desempenho em algumas dessas peças.
Se a temperatura bater ou ultrapassar os 90°C é sinal que alguma coisa está bem errada no seu sistema. Aliás, nessa temperatura já é comum o computador desligar por superaquecimento, principalmente em games.
Como saber o limite de temperatura do processador?
Como verificar a temperatura da CPU do Windows 10
Clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas” no menu. Na janela do Gerenciador de Tarefas, clique na guia “Desempenho”. Na seção “CPU”, você verá a temperatura atual da CPU listada.
PASTA TÉRMICA BARATA VS PASTA TÉRMICA CARA, MUDA MESMO?
Qual a temperatura ideal para a CPU?
A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
Se você tem uma GPU da NVIDIA, qualquer coisa acima de 85 ° Celcius (176 ° Fahrenheit) é muito alta. Claro, você tem um pouco de espaço de manobra. Mas se a sua GPU estiver excedendo esse limite, é hora de esfriar. As GPUs da AMD podem suportar uma temperatura um pouco mais alta a 100 ° Celcius (212 ° Fahrenheit).
O Intel i5 9400F tem um TDP de 65W, e como não é liberado para overclock, tende a não aquecer muito e oferecer boa economia de energia. Mesmo em situações extremas, esse chip aguenta uma temperatura de até 100°C. É válido ressaltar que ele possui Cooler Box já de fábrica.
O novo processador topo de linha da Intel, Core i9-10900K, estaria com sérios problemas de superaquecido – ou ao menos é isso que indica um rumor vindo da China. Segundo o usuário do Weibo, Wolfstame, um teste de stress feito com a CPU deixou ela constantemente a 90°C, mesmo com o uso de resfriamento líquido.
80°C é de fato uma temperatura boa. A maioria dos CPUs modernos só começam a reduzir o desempenho em 90°C, alguns até chegam a 95°C. 80°C é uma temperatura de operação perfeitamente natural para jogos.
O limite máximo de temperatura operacional varia por processador e geralmente é entre 100 °C-110 °C. Outros componentes do sistema também podem atingir seus limites térmicos, independentemente do processador.
Geralmente, manter a temperatura abaixo de 80-85°C é recomendado para garantir um desempenho ideal e evitar problemas de throttling (redução de desempenho para reduzir a temperatura).
Verifique a instalação correta da conexão de energia da solução térmica do ventilador. Verifique se as pás da ventoinha da CPU não estão bloqueadas e que nada as impede de girar. Verifique se a entrada da ventoinha não está obstruída por outros componentes ou cabeamento, de modo a impedir a entrada de ar adequada.
Como saber se o seu computador está superaquecendo? Um computador superaquecido pode ficar quente ao toque, ficar com a ventoinha sempre em funcionamento no máximo e produzir ruídos altos.
Mas há uma resposta possível. Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck. Para entender por que ela é um limite, é preciso se lembrar do que é temperatura: o grau de agitação das partículas que formam uma coisa.
- Uso diário leve: Mantenha a CPU abaixo de 60°C para tarefas simples como navegação e edição de documentos. - Uso intenso: Em atividades mais exigentes, como múltiplas abas e videoconferências, a CPU pode chegar a até 65°C. - Jogos pesados: Para games, o ideal é que a CPU se mantenha entre 60°C e 75°C.
No caso dos processadores Intel que possuem o "Execute Disable Bit" essa tecnologia é embutida nos processadores, quando os mesmos atingirem mais de 90ºC de temperatura é enviado um comando para BIOS que desliga o computador automaticamente evitando que danifique a placa mãe e a perda do processador.
De maneira geral, um processador de um computador possui uma vida útil de cerca de 10 anos sem falhas. Isso significa que chips lançados há cerca de uma década ainda poderão ser usados para rodar grande parte dos sistemas operacionais e aplicativos da atualidade.
GPU com 100% de uso é normal? É pouco provável que algo esteja errado se um software de monitoramento indicar que a GPU está com 100% de uso durante uma atividade gráfica exigente, como um jogo pesado em execução.
Como saber se a placa de vídeo está esquentando muito?
Inicie o HWMonitor. Execute HWMonitor enquanto joga até que o problema ocorra. Verifique as temperaturas máximas indicadas pelo HWMonitor. Você pode ter problemas de superaquecimento se seu processador passar de 60°C ou sua placa de vídeo passar de 80°C.
Para um pouco de contexto, um Core i9-13900K pode alcançar entre 90 e 100ºC muito exigido e com bons coolers. Só que os refrigeradores não aguentaram a temperatura tão baixa a ponto de congelar líquidos, o que obrigou a substituição do cooler AIO pelo dissipador passivo de calor Noctua NH-P1.
Possui 4 núcleos e 8 fios, frequência máxima de 3.9 GHz e é produzida por tecnologia 22 nm. Em termos de compatibilidade, este é o processador para socket LGA 1155 com TDP de 77 Watt e a temperatura máxima alcança até 67 °C.
Temperatura máxima desse processador é de 90°, então se chega a 82° jogando, está tudo ok. Qual cooler usa? Como está a temperatura ambiente do local onde mora?