Os coletivos inclusivos são um fenômeno recente no Brasil. O Real Centro, time de futebol de São Paulo para homens gays, foi a primeira equipe LGBT do país, com 33 anos nos campos. No entanto, a maioria das equipes mapeadas pela Nix Diversidade tem menos de 15 anos de existência.
Flamengo e Corinthians se mantêm firmes no topo do ranking das maiores torcidas do país, conforme a última pesquisa da AtlasIntel em parceria com o Estadão.
Os Institutos Quaest e Dafatolha realizaram sondagens entre agosto de 2023 e maio de 2024 que mostraram alguns padrões. Por exemplo: em ambos os institutos, o Flamengo é o time de maior torcida em três das cinco regiões do Brasil.
Entre os exemplos positivos que o futebol dá para a sociedade, o Vasco segue o Bahia: levanta a bandeira da diversidade e lidera a luta contra a homofobia e a transfobia no esporte.
A Torcida Organizada Tricolor Independente (TTI), do São Paulo Futebol Clube, é considerada pelo STJD até o presente momento como a organizada mais violenta do Brasil, fato que leva em conta o seu violento histórico de confusões.
O time com a maior torcida do Brasil em 2024 é o Flamengo, contabilizando 25% de todos os torcedores consultados pela pesquisa "O Maior Raio-X do Torcedor", feita pela Quaest/Itatiaia/CNN.
MUNDO. É o primeiro ensaio artístico/fotográfico documentando a paixão da torcida do Fluminense. O conteúdo é contemporâneo (entre 2007 e 2009), o cenário é a arquibancada do Maracanã, palco das inesquecíveis festas da apaixonada torcida tricolor.
O que ajuda a explicar a presença de Botafogo e Vasco no top-5 de clubes que mais crescem a fatia da torcida neste recorte racial, e o Flamengo, que lidera o ranking das torcidas mais negras do Brasil, com 25,4%, contra 15,2% do segundo colocado, o Corinthians.
Atual campeão da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo aparece na primeira colocação pelo segundo ano consecutivo. A equipe carioca apresentou uma variação positiva de 41% em relação a 2021, aumentando de R$ 2,6 bilhões para R$ 3,8 bilhões.
A torcida do Sport é a mais fanática do Brasil, seguida pelo Bahia. O Vasco lidera entre os clubes do Sudeste. É o que aponta a pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, em levantamento feito com os próprios torcedores.
O Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência. Seguido por Corinthians (14,2%), São Paulo (9,9%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%). É o que indica pesquisa inédita realizada pelo instituto AtlasIntel, que o ge publica com exclusividade a partir desta terça-feira.
De acordo com o levantamento, o Tricolor baiano é o clube com mais torcedores fanáticos no país, com 47%. O Leão, por sua vez, tem 41% dos torcedores assumidamente fanáticos.
Sendo o único jogador em atividade das primeiras divisões do mundo a se assumir gay, Josh disse que transformou o sentimento de medo em liberdade e que a “simples” decisão de assumir publicamente sua orientação sexual o fez ter muito orgulho de si mesmo.
O jogador de vôlei Douglas Souza, o primeiro campeão olímpico abertamente gay do vôlei masculino brasileiro, precisou se impor no esporte para ser aceito. Ele também acredita que, um dia, o preconceito irá acabar.
A Gaviões da Fiel fica em primeiro lugar nas torcidas organizadas do Brasil. Além do Brasil, ela tem uma sede no Japão. Foi criada em 1.º de julho de 1969, a partir de um grupo de torcedores que se reunia para acompanhar os jogos do time no estádio do Parque São Jorge, em São Paulo.