Severin Hacker (nascido em Zug, na Suíça), cofundador do Duolingo e Luis von Ahn, acreditam que "a educação gratuita irá mudar o mundo" e queriam dar para as pessoas uma maneira de fazer isso. O Duolingo começou a operar em beta privado em 30 de novembro de 2011 e teve uma lista de espera de mais de 300 000 usuários.
Luis von Ahn, que cresceu com pouco dinheiro na Guatemala, tem como objetivo transformar o app em um tutor automatizado por IA. Sentado no Duo's Taqueria, um restaurante mexicano sofisticado e mal iluminado em Pittsburgh, Luis von Ahn contempla o fim do trabalho como o conhecemos.
Então, quando os falantes não nativos de inglês Von Ahn e Severin Hacker, CTO e cofundador do Duolingo, começaram sua empresa em 2012, eles sabiam que aprender idiomas, e em particular aprender inglês, tem o potencial de mudar a vida das pessoas.
De acordo com a carta dos acionistas do Duolingo, em 2023 a receita da empresa foi de 531 milhões de dólares e a previsão para o ano inteiro de 2024 é de 731 milhões de dólares. Cerca de 8% dos usuários do Duolingo pagam por uma assinatura, contribuindo com 80% da receita da empresa.
A startup Duolingo, com sede em Pittsburgh, está mudando tudo isso com sua plataforma de aprendizado de idiomas baseada em IA. A empresa alcança mais de 300 milhões de usuários com mais de 32 cursos de idiomas, de francês e tâmil a idiomas ameaçados de extinção, como havaiano e navajo.
Mas sendo gratuito, como o Duolingo ganha dinheiro? Além dos anúncios, o Duolingo Plus também é uma das formas de monetização do app – os usuários pagam um valor mensal para ter acesso a benefícios exclusivos.
A executiva diz que a empresa monitora as redes sociais para ver o que as pessoas estão comentando — e inserir em suas estratégias. "O público criou um meme que diz que o 'Duo' sequestra a avó dos alunos caso eles não façam as lições. É uma brincadeira, é claro, mas ao mesmo tempo trata-se de um caso sério.
A verdade é que sabemos muito pouco sobre o motivo de o mascote do Duolingo aparecer envelhecido também nas lojas de aplicativos. Certamente a empresa está com uma campanha de marketing em curso, mas a motivação por ora não está clara. Em 2023, uma mudança no app fez com que a taxa de execução do app aumentasse.
O Duolingo tinha 600 funcionários em tempo integral no final de 2022, de acordo com os registros da empresa. O porta-voz acrescentou que nenhum funcionário em tempo integral foi afetado pelo corte.
É isso mesmo: mais pessoas maduras têm uma ofensiva acima de 365 dias! Quase 30% dos nossos alunos com mais de 60 anos têm sequências desse tamanho, enquanto menos de 5% dos alunos entre 13 e 17 anos atingiram essa marca.
"Lingo" é uma palavra inglesa que significa "língua" (embora geralmente usada para significar língua especializada ou estrangeira). "Duolingo" é uma palavra inventada que você pode pensar como significando "duas línguas", ou possivelmente "segunda língua".
Hartman: “Quando a empresa começou, <o fundador> Luis von Ahn insistiu em ter um mascote. Diz a lenda que ele escolheu verde para provocar o diretor de aquisição, que não gostava dessa cor. Foi tipo uma piada”.
Severin Hacker (nascido em Zug, na Suíça), cofundador do Duolingo e Luis von Ahn, acreditam que "a educação gratuita irá mudar o mundo" e queriam dar para as pessoas uma maneira de fazer isso. O Duolingo começou a operar em beta privado em 30 de novembro de 2011 e teve uma lista de espera de mais de 300 000 usuários.
Se você se deparar com uma coruja verde de três metros de altura perambulando pelas ruas da sua cidade ou, quem sabe, no meio do carnaval carioca, saiba que a ação é o resultado do trabalho de Analigia Martins, diretora de marketing da Duolingo no Brasil desde 2020.
A resposta para essa dúvida comum é bem simples: após terminar as lições do aplicativo, você precisa continuar os estudos do idioma e praticar o que aprendeu, com gramática, conversação e através da conexão com outras pessoas que também falem o idioma.
Brincadeira nas redes sociais do aplicativo de idiomas fez referência à suspensão do X no Brasil, rede social onde o Duolingo mantinha um marketing bastante ativo e trocava interações com outros usuários. O popular aplicativo de aprendizagem de idiomas Duolingo adaptou seu logo momentaneamente.
Relatórios de usuários indicam nenhum problema atual em Duolingo. O Duolingo é uma plataforma gratuita de aprendizado de idiomas que inclui um site e aplicativo de aprendizado de idiomas, bem como um exame digital de avaliação de proficiência em idiomas.
Quanto tempo leva para terminar o curso do Duolingo?
Se você considerar uma média de 1h30 para completar cada unidade e que o curso de espanhol tem 230 unidades, seriam necessárias 345 horas, ou seja, 690 dias fazendo meia hora por dia para completar o curso.
O site Stealth Optional aponta que a mudança é uma estratégia para atrair usuários curiosos para que abram o aplicativo e vejam se há alguma atualização. A plataforma já fez uma ação semelhante no final de 2023 ao adotar como ícone uma versão da coruja "derretida".
A coruja do Duolingo, conhecida como Duo, passou de uma aparência feliz para uma doente nesta semana, surpreendendo os usuários brasileiros, e de outros lugares do mundo. O mascote da plataforma de idiomas agora aparece com olhos vermelhos, coriza e uma expressão abatida.
Mesmo assim, o Duolingo reportou uma receita de US$ 55,4 milhões somente no primeiro trimestre de 2021, quase o dobro da registrada no mesmo período do ano passado.