🎤 Amy Winehouse foi marcada por um quadro de transtorno de personalidade borderline 🧠, que se manifestava através de seu desespero e dependência em relacionamentos amorosos 💕.
Mas, o que muita gente não sabe é que, por trás das tatuagens, do álcool, das drogas e de seu comportamento controverso, a diva inglesa sofria de um transtorno pouco falado: A Síndrome de Borderline.
Pacientes com esse transtorno têm dificuldade de controlar sua raiva e muitas vezes se tornam inadequados e intensamente irritados. Eles podem expressar sua raiva com sarcasmo cortante, amargura ou falação irritada, muitas vezes direcionada ao cuidador ou amante por negligência ou abandono.
Amy Winehouse nunca foi oficialmente diagnosticada com transtorno de personalidade borderline (TPB). No entanto, alguns especialistas em saúde mental e biógrafos apontaram que ela exibia comportamentos e sintomas que poderiam sugerir a presença desse transtorno.
Alguns anos depois, seu irmão, Alex Winehouse, disse que a bulimia contribuiu para seu estado. "Ela sofria de bulimia. Isso não é exatamente uma revelação, dava para saber apenas olhando para ela. Ela teria morrido eventualmente, pelo jeito que estava, mas o que a matou de verdade foi a bulimia.
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE - ANA BEATRIZ BARBOSA
Qual era o temperamento de Amy Winehouse?
Amy Winehouse foi marcada por um quadro de transtorno de personalidade borderline, que se manifestava através de seu desespero e dependência em relacionamentos amorosos. 💔 Com o passar do tempo, era possível perceber sua deterioração pessoal.
Ela namorou com os músicos Pete Doherty e Alex Clare, com o ator Josh Bowman e com cineasta Reg Traviss. Ela foi casada entre 2007 e 2009 com Blake Fielder-Civil.
Mostra a dependência do outro e a sua personalidade frágil, a intensidade e expectativas que ela deposita nas relações e as oscilações de humor de um extremo ao outro. A partir da análise do filme, podemos sugerir que Marilyn Monroe poderia sofrer do Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline.
Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la: a pessoa se irrita com muita facilidade, com reações desproporcionais ao estímulo, por isso é bem comum se envolver em agressões físicas com o parceiro amoroso, a mãe, o filho ou até um desconhecido.
Famosos como Marilyn Monroe, Princesa Diana e até Britney Spears desenvolveram comportamentos compatíveis de pacientes com Borderline. Recentemente, o influencer Gustavo Tubarão postou um vídeo em suas redes sociais, relatando que sofre de Transtorno de Personalidade Borderline.
O que é a Síndrome de Borderline? Também chamada de transtorno de personalidade limítrofe, a Síndrome de Borderline é caracterizada pelas mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos, como gastar dinheiro descontroladamente ou comer compulsivamente, por exemplo.
Outros notáveis como Mariah Carey, Mel Gibson, Selena Gomez, Jean-Claude Van Damme, Ben Stiller e até mesmo a eterna Rita Lee, falecida em 2023, também foram diagnosticados com bipolaridade.
As últimas palavras famosas da cantora britânica Amy Winehouse foram: "Eu não quero morrer." Ela falou com seu médico ao telefone duas horas antes de ser encontrada morta.
Trata-se de uma doença psicológica e psiquiátrica, que gera mudanças repentinas de atitudes, as quais podem ser extremas e impulsivas. Assim, a pessoa com borderline pode ir de uma imensa euforia a um sentimento intenso de raiva, depressão ou ansiedade.
Em 2022, celebridades como Selena Gomez, Thaila Ayla e Zac Efron falaram abertamente sobre problemas de saúde mental com os quais já foram diagnosticados, e alertaram para a importância de quebrar tabus em torno do assunto e buscar ajuda profissional.
Descrição: O medo profundo de ser abandonado ou rejeitado pode desencadear uma resposta emocional intensa em pessoas com TPB. Impacto: Esse medo pode levar a comportamentos desesperados para evitar a sensação de abandono, como implorar para que a pessoa fique ou, paradoxalmente, afastar-se para evitar ser rejeitado.
Os narcisistas grandiosos costumam ser extrovertidos, dominantes e arrogantes. Também têm autoestima elevada, são confiantes e geralmente são felizes. Por outro lado, os vulneráveis são inseguros, tímidos e com baixa autoestima. Geralmente, são ansiosos, mais sensíveis às críticas e podem ter depressão.
No caso de pacientes borderline, os sentimentos costumam ser intensos e o carinho pelo "objeto de amor" (pessoa a qual o indivíduo está apaixonado) pode oscilar entre amor e ódio.
A cantora Amy Winehouse está passando por uma reconstrução dentária que tem lhe feito sofrer. Segundo o site do tabloide inglês The Sun, ela está sentindo tanta dor que é preciso medicá-la. Os dentes de Amy Winehouse deterioraram por causa de sua negligencia com a higiene bucal durante seu vício em drogas e bebidas.
Naomi Parry, por sua vez, diz que Amy queria ser mãe, fato que é confirmado por uma sequência da cantora no documentário onde ela timidamente menciona: "Em 10 anos, eu gostaria de ter um casal de filhos".
Chris Goodman, também representante de Winehouse, disse que "ela estava em seu quarto depois de ter dito que queria dormir. Quando ele (o segurança) foi acordá-la, encontrou-a deitada sobre a cama e ela já não estava mais respirando", afirmou.