Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a Climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva.
No trimestre de primavera, entre setembro e novembro, 1% de El Niño, 18% de neutro e 81% de La Niña. No trimestre de verão, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, também 1% de El Niño, 18% de neutralidade e 81% de La Niña.
18/08/24 🔵 VIRADA TÉRMICA: ONDA DE FRIO CONGELANTE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
Qual é o mês mais frio do ano?
, julho representa o mês mais frio do ano, quando a média mensal da temperatura mínima é de 15 ºC, enquanto o trimestre consecutivo mais frio é junho-julho-agosto.
De março para abril de 2024, o Monitor de Secas indicou redução da gravidade de seca em diversas áreas, como sudoeste do Amazonas, noroeste e norte de Mato Grosso, áreas do interior do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Alagoas, e sul da Bahia.
Em 2024, a formação de neve já foi registrada de forma isolada no estado em São Joaquim, na Serra, segundo a prefeitura. O fenômeno teria acontecido no fim de maio, antes mesmo do começo do inverno.
Conhecida por ser a cidade mais fria do Brasil, Urupema presenciou fenômenos climáticos extremos que não são comuns em outras regiões do país. De acordo com dados da Epagri Ciram, a temperatura no Morro das Antenas chegou a -2,6ºC, mas a sensação térmica foi ainda mais impressionante, alcançando -19ºC.
Como ficarão as temperaturas em Agosto? Seguindo uma tendência similar à de chuvas, o avanço de frentes frias na primeira quinzena de Agosto pode impulsionar massas de ar frio que também mantém as temperaturas dentro ou abaixo da média em parte das regiões Sul e Sudeste na primeira quinzena do mês.
A capital enfrenta a primeira onda de frio do inverno de 2024. A Defesa Civil Municipal já decretou estado de alerta em toda a cidade, desde às 10h30 desta sexta-feira, 28. As temperaturas devem continuar baixas até terça-feira, 2 de julho.
Mesmo sem alcançar o recorde absoluto, julho de 2024 testemunhou os dois dias mais quentes já registrados, com a temperatura média global atingindo 17,16°C e 17,15°C nos dias 22 e 23 de julho, respectivamente.
A maior parte dos países em que o tempo frio perdura ao longo do ano está localizada no hemisfério norte. Alguns exemplos são: Rússia, Groenlândia, Islândia e Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.
Localizado ao lado da Cordilheira dos Andes, deserto mais árido do mundo não viu chuva significativa por 500 anos. No deserto do Atacama o céu é limpo. Localizada no norte do Chile, a região não teve um único registro significativo de chuva por 500 anos — até que teve duas tempestades, em 2015 e 2017.
Em alguns lugares do mundo, como Antártica, Groenlândia e Rússia, o inverno é extremamente severo. Na Antártica, por exemplo, só é possível permanecer durante os meses de verão e, por isso, sua população é transitória. Foi lá, inclusive, que a menor temperatura da Terra já foi registrada: -89,2ºC.
Ondas de calor e frio são esperadas nos próximos três meses; confira a previsão completa. O inverno começa hoje, quinta-feira (20/6), às 17h51 no horário de Brasília. A nova estação, que se mantém ativa até 21 de setembro, não terá frio rigoroso, mas será mais intensa do que em 2023.
A cidade de São Paulo 'sentiu', nesta terça-feira, 9, a tarde mais fria de 2024, com 11,7ºC registrados em meio ao feriado estadual que lembra a Revolução Constitucionalista de 1932.
Existem registros de neve em Campos do Jordão nos anos de 1928, 1942, 1947 e em 1966; no ano de 1975 em Apiaí e Guapiara; quase todo o sul do estado (com exceção do Vale do Ribeira) em 1928 e 1975.
Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.